Logo O POVO+
Allan Gaia Pio e Priscila Cruz: O Nordeste tem um exemplo que se deve seguir
Opinião

Allan Gaia Pio e Priscila Cruz: O Nordeste tem um exemplo que se deve seguir

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Historicamente, o Nordeste apresenta os mais profundos desafios em diversas áreas, da econômica à social, passando pela perpetuação da pobreza e pela exclusão de grande parte da população. Mas um estado da região resolveu mudar essa história, ao estabelecer a estratégia de colocar a educação como eixo central do seu projeto de desenvolvimento.


Recentemente divulgados, os índices de acompanhamento da Meta 3 do Todos Pela Educação – Todo aluno com aprendizado adequado ao seu ano – mostram, mais uma vez, o Ceará despontando nos resultados.


Em 2005, 99% dos municípios cearenses tinham menos de um quarto de seus alunos do 5º ano do Ensino Fundamental com aprendizado adequado em língua portuguesa – em matemática eram 100% dos municípios. Hoje, em língua portuguesa, nenhum município tem menos de 25% dos alunos com aprendizado adequado, e em matemática são apenas 7,6%. Os avanços são mais tímidos no 9º do Ensino Fundamental, na qual o Estado não conseguiu atingir as metas estipuladas para o ano de 2015, mas superam a média nacional e tem os índices mais altos do Nordeste, com 37,6% dos alunos com aprendizado adequado em língua portuguesa e 20% em matemática.


Ainda mais importante do que crescer nos indicadores é crescer de forma equitativa. Enquanto em todo o Brasil há uma correlação direta entre o percentual de alunos com aprendizado adequado e o Produto Interno Bruto (PIB) per capita municipal, nos municípios cearenses isso não é um fator determinante para os resultados. Há inclusive alguns municípios cearenses que conseguem ter bom desempenho nos indicadores apesar de ter um PIB per capita muito mais baixo. Jijoca de Jericoacoara e Groaíras, por exemplo, tinham PIB per capita em 2012 de, respectivamente, R$ 5.219,26 e R$ 4.250,34 – muito abaixo da média nacional (15 mil) –, e ainda assim conseguiram ter mais de 80% dos alunos do 5º com aprendizado adequado tanto em língua portuguesa quanto em matemática. Jijoca também é destaque no 9º ano do Ensino Fundamental, com mais de 70% dos alunos com aprendizado adequado.


Políticas adotadas em todo o estado do Ceará, por meio da colaboração entre governos estadual e municipais, são fatores importantes para essa constante evolução dos indicadores educacionais do Ensino Fundamental. É essencial que esse esforço para que todos usufruam esses avanços seja mantido e aprimorado, e continue sendo exemplo para todo o Brasil.

 

Allan Gaia Pio

contato@todospelaeducacao.org.br

Economista e coordenador de dados, estudos e pesquisas do movimento Todos Pela Educação


Priscila Cruz

Mestre em administração pública pela Harvard Kennedy School, fundadora e presidente executiva do movimento Todos Pela Educação
O que você achou desse conteúdo?