Logo O POVO+
Marcas de uma gestão moderna e eficiente
Opinião

Marcas de uma gestão moderna e eficiente

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Com o início do ano, também teve início a gestão dos prefeitos eleitos nas últimas eleições. Mas diante da crise política e fiscal que afeta todo o País, os novos administradores municipais têm à frente o grande desafio de pagar as contas que se acumulam com receitas cada vez mais escassas, o que não será nada fácil.

 

Neste momento, será preciso seguir os pilares do planejamento, inovação e transparência, principalmente na maneira de gerir a máquina pública, com o intuito de conduzir a gestão atrelada ao desejo de mudança da população. É essencial buscar apoio de profissionais especializados nas diversas áreas de gestão pública. Elaborar um planejamento, traçando metas e objetivos a atingir, elencando prioridades de ações, será o pontapé inicial do sucesso da gestão. Quem não seguir nesse trilho estará fadado a realizar muito pouco ou quase nada.


A inovação se inicia com a percepção que os investimentos devem ser feitos na raiz do problema. É preciso utilizar-se de uma visão estratégica de futuro para construir cidades mais inteligentes para uma sociedade que tem pressa e cobra por resultados.


Por todo o momento vivenciado em nosso País, a crise ética e moral sobrevoando a política, é preciso estabelecer uma relação de confiança entre o gestor e a população. É necessário mostrar transparência, entregar um projeto claro de desenvolvimento e executar um plano de ação de curto, médio e longo prazo para conquistar a confiança da sociedade.


Vale lembrar que, nas eleições de 2016, pouco menos da metade dos prefeitos do País que tentaram a reeleição ao cargo obtiveram sucesso. No Ceará, 105 prefeitos tentaram a reeleição, mas apenas 41% conseguiram se reeleger, o que representa 141 novos prefeitos no período 2017-2020. De diversos partidos, em diferentes regiões do Estado e com realidades distintas, porém todos os prefeitos possuem um ponto em comum: o desafio de governar em tempos de crise.


Com nova postura, planejamento, inovação e transparência, os gestores terão mais chances de driblar a crise e obterem o tão almejado sucesso em seus mandatos.

 

Cauê Fonteles

cauefonteles.adv@gmail.com

Advogado, membro da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/CE; procurador geral do Município de Ibaretama

O que você achou desse conteúdo?