Logo O POVO+
Macron propõe novos rostos para eleições legislativas na França
Mundo

Macron propõe novos rostos para eleições legislativas na França

A República em Marcha, movimento político criado pelo presidente eleito francês, apresentou lista com candidatos para disputa por vagas no Congresso, em junho. Mais da metade sem qualquer experiência política
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

O movimento do presidente eleito da França, Emmanuel Macron, revelou ontem uma lista paritária de mais de 400 candidatos às legislativas de junho, dos quais mais da metade não tem experiência política. Macron, um centrista pró-europeu de 39 anos, ganhou no domingo as eleições presidenciais francesas com a promessa de “revolucionar” a política com novos rostos.


Movimento liderado por Macron, A República Em Marcha, criado há apenas 13 meses, revelou uma primeira lista de 428 candidatos que se apresentarão às eleições legislativas em dois turnos, de 11 e 18 de junho. “Queremos construir uma maioria de troca e obter a maioria absoluta nas legislativas”, declarou o secretário-geral do movimento, Richard Ferrand.


Macron prometeu rejuvenescer a classe política, incorporando candidatos provenientes da sociedade civil, incluindo empresários, ativistas e acadêmicos. “Cumprimos com a promessa de renovação”, declarou Ferrand em coletiva. A idade média dos candidatos é de 46 anos, diante da média atual na Assembleia Nacional de 60 anos.


A lista respeita também uma paridade de gênero “real”, com 214 candidatos mulheres e 214 homens. Enquanto o ex-primeiro-ministro socialista Manuel Valls, que se postulou como candidato da maioria presidencial, o movimento decidiu não referendá-lo, mas não apresentará outro candidato contra ele em sua circunscrição. Valls não corresponde aos critérios de nomeação já que “desempenhou três mandatos parlamentares”, mas “não referendaremos nenhum candidato contra ele”, disse o porta-voz. Manuel Valls “saudou” esta decisão e afirmou em um comunicado que se apresentará como um “homem livre” em sua circunscrição.


Em busca de maioria

Emmanuel Macron, com apenas dois anos de experiência de governo, assumirá no domingo a presidência da França depois de ter vencido as eleições contra a ultradireitista Marine Le Pen com 66,1% dos votos.

 

Para poder aplicar suas ambiciosas reformas sobre emprego e educação, este jovem europeísta, que não conta uma maquinaria partidária ou experiência eleitoral, precisa obter a maioria nas eleições legislativas do próximo mês.


Vários de seus candidatos, entre os quais destacam-se magistrados, uma toureira e um matemático, enfrentarão políticos experientes com longas carreiras.

 

O que você achou desse conteúdo?