Logo O POVO+
UE deve discutir futuro da Irlanda
Mundo

UE deve discutir futuro da Irlanda

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

A União Europeia deve avaliar se a Irlanda do Norte poderia entrar no bloco no futuro caso a população local vote para se unir com a Irlanda, um Estado-membro da UE, disseram funcionários europeus ontem. Líderes do bloco se reúnem em Bruxelas para aprovar as diretrizes para as negociações do divórcio com o Reino Unido, que deve ocorrer em março de 2019.


Duas autoridades da UE disseram que é provável que o caso da Irlanda seja discutido na reunião, que não terá a presença da premiê britânica, Theresa May. As autoridades pediram anonimato, já que o encontro de 27 líderes ainda está em preparação.


As relações futuras entre a Irlanda e o Reino Unido, inclusive como as fronteiras devem ser com Londres fora do bloco, são um problema importante durante as negociações do chamado Brexit.


A Irlanda do Norte não deve romper com o Reino Unido no futuro próximo, mas a maioria da população norte-irlandesa votou para seguir na UE no plebiscito de junho passado. O Reino Unido será o primeiro país a deixar a UE. Em carta no mês passado, o secretário de Estado para a saída da UE, David Davis, confirmou que o Reino Unido honrará seu compromisso de permitir que a Irlanda deixe o país.

O que você achou desse conteúdo?