Logo O POVO+
Parlamento britânico aprova eleições antecipadas
Mundo

Parlamento britânico aprova eleições antecipadas

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

O Reino Unido celebrará eleições legislativas em 8 de junho, depois que o Parlamento britânico aprovou ontem a antecipação solicitada pela primeira-ministra Theresa May, que pretende reforçar sua posição para as negociações de ‘divórcio’ com a União Europeia. May precisava do apoio de pelo menos dois terços dos 650 deputados e conseguiu superar a meta com folga: 522 aprovaram a antecipação das eleições, previstas para 2020. Apenas 13 votaram contra.


Faltam apenas sete semanas para a votação e a campanha será curta, um alívio para os eleitores, que retornarão às urnas após três eleições muito importantes em menos de três anos: o referendo de independência da Escócia de setembro de 2014, as eleições gerais de maio de 2015 e o referendo sobre a UE de junho de 2016.


“Pedirei aos britânicos um mandato para completar o Brexit e fazer dele um sucesso”, disse May no Parlamento. A saída da União Europeia “não tem volta atrás”, advertiu a primeira-ministra, que justificou o pedido para antecipar as eleições com a afirmação de que os inimigos do Brexit “tentam frustrar o processo”.


A oposição concentrou suas críticas na mudança de opinião de May, que até semana passada negara de modo reiterado a possibilidade de antecipar as eleições, que para ela provocariam instabilidade. E agora afirma que não participará em debates durante a campanha. (Francepress)

 

O que você achou desse conteúdo?