Logo O POVO+
"Zonas mortas" são uma ameaça para recifes
Mundo

"Zonas mortas" são uma ameaça para recifes

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

As áreas de baixo oxigênio do oceano, conhecidas como “zonas mortas”, ameaçam centenas de recifes de coral em todo o mundo, frágeis ecossistemas que já estão lutando contra as mudanças climáticas e a poluição, disseram pesquisadores ontem.


Embora as zonas mortas não sejam normalmente consideradas as principais ameaças aos recifes de coral, elas podem ser muito mais comuns do que se pensava anteriormente, de acordo com um estudo da revista americana Proceedings of the National Academy of Sciences.


“O aquecimento e a acidificação dos oceanos são reconhecidos como ameaças globais aos recifes e requerem soluções em larga escala, enquanto as ameaças recentemente reconhecidas aos recifes de corais causadas por zonas mortas são mais localizadas”, disse o coautor Andrew Altieri, cientista do Smithsonian Tropical Research Institute.


“Felizmente, as zonas mortas podem ser reduzidas com o controle do esgoto e do escoamento agrícola para o oceano”, acrescentou.


Os pesquisadores se interessaram pelo papel das zonas mortas depois de verem uma morte em massa de recifes de coral na costa caribenha do Panamá em 2010.


Os recifes de coral na baía de Almirante, província de Bocas del Toro, ficaram brancos e morreram. (Francepress)

O que você achou desse conteúdo?