Logo O POVO+
UE lamenta decisão sobre clima e China pede ação
Mundo

UE lamenta decisão sobre clima e China pede ação

O acordo de Paris é um tratado no âmbito da Convenção-Quadro da Organização das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

A União Europeia (UE) lamentou a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de desfazer as políticas dos EUA para combater o aquecimento global, ao mesmo tempo que a China pediu para que os EUA cumpra o acordo de Paris.


O Comissário Europeu de Energia, Miguel Arias Canete, disse que lamenta que “os Estados Unidos estejam recuando o principal pilar da sua política climática, o plano de Energia Limpa”.


Canete disse que ele espera “outros meios para que os Estados Unidos cumpram os compromissos assumidos no âmbito do acordo de Paris para combater a mudança climática”.


O acordo de Paris é um tratado no âmbito da Convenção-Quadro da Organização das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, que rege medidas de redução de emissão dióxido de carbono a partir de 2020.


Ele disse que a União Europeia vê o acordo como forma de criar empregos e estimular o investimento e o crescimento econômico, e disse que o bloco continuaria a respeitar seus compromissos.


Trump assinou um decreto na última terça-feira eliminando inúmeras restrições sobre produção de combustíveis fósseis destinadas a controlar o aquecimento global.


Enquanto isso, o governo da China disse que vai cumprir suas promessas de frear as emissões de carbono.


Um porta-voz do ministério de Relações Exteriores da China, Lu Kang, disse nesta quarta-feira que a contenção da mudança climática é um “desafio enfrentado por toda a humanidade” e disse que Pequim estava comprometido para cumprir as suas promessas do acordo climático de Paris.


A China é o maior emissor mundial de gases industriais que alteram o clima, mas emergiu como líder nos esforços para controlar emissões. (Agência Estado)

 

O que você achou desse conteúdo?