Logo O POVO+
Equipe da TV Record está de volta após prisão
Mundo

Equipe da TV Record está de volta após prisão

Jornalistas brasileiros foram detidos na Venezuela, sábado, enquanto investigavam denúncias de pagamento de suborno no país pela Odebrecht
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Os jornalistas Leandro Stoliar e Gilson de Oliveira, da TV Record, que haviam sido detidos no último sábadono Norte da Venezuela, chegaram ao Brasil às 5h50min de ontem. A equipe foi detida pelo Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (Sebin), juntamente com dois ativistas venezuelanos, José Urbina e María Jose Túa, da organização não governamental (ONG) Transparência Venezuela, enquanto investigava denúncias de suborno por parte da construtora Odebrech.


A TV Record informou, ontem, nas redes sociais, que os jornalistas desembarcaram no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. De acordo com a emissora, eles foram presos “durante gravações para uma série de reportagens especiais para o Jornal da Record sobre denúncias de corrupção envolvendo financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que favoreciam empreiteiras brasileiras, inclusive a Odebrecht, citada nas investigações da Operação Lava Jato”.


Outros países

Enquanto isso, o escândalo de corrupção envolvendo as empreiteiras brasileiras continua expandindo seus efeitos. Uma delegação do Ministério Público chileno, por exemplo, se reunirá na sexta-feira com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para um intercâmbio de informação sobre a construtora OAS, investigada em Santiago por suposto financiamento de campanhas eleitorais. O procurador chileno Jorge Abott se reunirá com Janot “a fim de ativar mecanismos de cooperação em torno da investigação sobre corrupção internacional conhecida como Lava Jato e que no Chile tem como aresta o caso OAS, sobre financiamento irregular de campanhas políticas”, aponta a mensagem divulgada pelo MP em Santiago.


No Panamá, o Ministério Público especial anticorrupção solicitou à Interpol a emissão de um alerta vermelho para detenção para os filhos do ex-presidente Ricardo Martinelli (2009-2014), Ricardo e Luis Enrique Martinelli Linares, acusados de cobrar propina da Odebrecht. Um dos advogados dos filhos de Martinelli, Carlos Carrillo, comentou à AFP que até sexta-feira não havia “nem ordem de detenção nem alerta (à Interpol)”.

O que você achou desse conteúdo?