Logo O POVO+
Brasil cancela residência temporária para venezuelanos
Mundo

Brasil cancela residência temporária para venezuelanos

Medida do Conselho Nacional de Imigração surpreendeu porque anunciada somente 24 horas depois da norma entrar em vigência
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

O Brasil cancelou um benefício que permitia a residência temporária de venezuelanos que fugissem da crise econômica de seu país, uma polêmica decisão adotada apenas 24 horas depois que a norma entrou em vigência. A decisão tomada pelo Conselho Nacional de Imigração (CNI) que cancela a concessão de residência a cidadãos de países fronteiriços que entrassem por via terrestre por até dois anos atinge especialmente milhares de venezuelanos que chegam por Roraima.


O cancelamento foi comunicado em um breve despacho publicado na quinta-feira, mas sem detalhar as razões. “Não teve nenhum esclarecimento ou justificativa até o momento por parte do Conselho Nacional de Imigração. É uma decisão grave”, disse nesta sexta-feira à AFP Camila Asano, coordenadora da Polícia Externa na ONG Conectas, uma das várias entidades que assinaram um comunicado criticando a decisão. “Há um fluxo intenso de entrada de venezuelanos por Roraima e a política anulada era boa porque criava a oportunidade de solicitar residência temporária”, afirmou Asano.


Surpresa

O Ministério Público, por meio da Procuradoria Federal dos Direitos dos Cidadãos, manifestou sua “surpresa” e solicitou “esclarecimentos públicos necessários”. Em meio à polêmica, a assessoria de comunicação do CNI disse que divulgaria uma nota sobre o incidente durante a tarde.

 

Após o cancelamento da norma, as pessoas que pretendiam regularizar sua situação no país deverão voltar a ter quase como única opção de permanência a solicitação do status de refugiado, pedido que aumentou exponencialmente chegando a saturar a capacidade de verificação das autoridades.


Os pedidos passaram de um em 2010 para 1.805 em 2016, segundo dados do Ministério da Justiça coletados em Roraima.


A resolução permitia regularizar o status migratório com documentação e informação básica que comprovasse, entre outras coisas, que os solicitantes não tinham antecedentes criminais.


Apesar de não ter cifras exatas, estima-se que milhares de venezuelanos já tenham cruzado a fronteira em busca de trabalho, assistência médica e produtos que não encontram em seu país, que sofre com a inflação mais alta do mundo, além de sérios problemas de desabastecimento.

 

1.805

pedidos de foram expedidos no ano passado, contra apenas 1 em 2010

 

O que você achou desse conteúdo?