Logo O POVO+
Quando vale a pena financiar
Imoveis

Quando vale a pena financiar

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

O educador financeiro do Blog de Valor, André Bona, diz que antes de sair do aluguel para o imóvel próprio alguns cuidados devem ser tomados. “Um deles é o seguinte: as pessoas pensam que pagar aluguel é jogar dinheiro fora. E isso pode até ser uma verdade. Porém, ao trocar o aluguel por uma parcela de financiamento, a pessoa deve ter em mente que dentro da parcela, não está embutido apenas o pagamento do imóvel, mas também os juros do financiamento”, explica, acrescentando que se o aluguel pode ser considerado “jogar dinheiro fora”, os juros também são uma forma de jogar dinheiro fora, pois juros nada mais são do que alugar dinheiro.


Nesse contexto, o especialista ressalta que entre alugar imóvel ou alugar dinheiro, o indivíduo deve avaliar qual dos “aluguéis” é mais caro e qual é mais barato. “A melhor forma de uma pessoa sair do aluguel e comprar imóvel próprio, é fazendo a aquisição à vista, ou pagando o maior percentual possível, para minimizar ao máximo o efeito dos juros (aluguel do dinheiro)”, ensina.


Bona diz que é comum encontrar situações onde uma pessoa poderia juntar dinheiro por 12 anos e obter o total do recurso para compra à vista do imóvel, mas opta por um financiamento de 30 anos, pagando muito mais no final das contas. (AD)



O que você achou desse conteúdo?