Logo O POVO+
Alugar ou financiar?
Imoveis

Alugar ou financiar?

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Quando se começa a pensar em uma vida fora da casa dos pais ou juntando as escovas de dentes com o parceiro, a mente é inundada de possibilidades. Casa ou apartamento? Um ou dois quartos? Precisa ter piscina ou uma área verde próxima? Qual é o melhor bairro? Mas, antes de tudo, é preciso saber das suas possibilidades. E o que é mais adequado à sua condição financeira, aluguel ou financiamento.

[SAIBAMAIS]

Diversos fatores entram em jogo quando falamos em achar uma casa para chamar de sua. Eles vão muito além apenas do financeiro e de quantas comodidades existem a uma distância a pé.


Por isso, é importante ter alguns detalhes bem claros antes de decidir pela entrada em um financiamento imobiliário ou a assinatura de um contrato de aluguel. Por exemplo: Qual é o seu momento de vida?


Mesmo que você tenha dinheiro para investir em um apartamento, se a sua vida ainda não está muito acertada, pode ser interessante optar por um aluguel em vez de um financiamento. Isso porque o aluguel lhe oferece a mobilidade de troca de cidade, de bairro, para um imóvel maior ou menor, novas avaliações do preço do custo de vida no entorno e até reconsiderações de vizinhança sem grandes transtornos


Já a compra de um imóvel é uma dívida que se adquire por, no mínimo, uma década e coloca algumas amarras maiores, em termos de localização e orçamento. Uma vez que você está em um momento mais sólido, pode ser interessante buscar a opção por algo mais permanente, para não ficar à mercê de reajustes de aluguel e mexer na estrutura e decoração da sua casa como bem entender.


O que você tem a oferecer à vista também deve pesar nessa conta. Se o valor que você tem de entrada ainda é muito baixo, pode não ser interessante buscar um financiamento imobiliário. Existem dois grandes motivos para isso: os bancos, em geral, financiam no máximo 80% do valor de um imóvel, a uma taxa média de 9% a 12% ao ano. Isso significa que, em um apartamento de R$ 300 mil, seriam necessários ao menos R$ 60 mil para dar de entrada.


Além disso, uma entrada muito pequena pode significar juros mais altos e períodos de pagamento mais longos, o que faz com que você perca dinheiro. Se investidos, possivelmente a médio prazo, você poderia ter uma rentabilidade maior e comprar um imóvel com mais calma e mais barato em um segundo momento. Por outro lado, se você não tem recursos o suficiente para pagar aluguel e ainda economizar uma parte da sua renda para a compra do imóvel, optar pela locação pode deixá-lo muito mais longe da casa própria.


Faz parte do seu sonho ter uma casa própria? Ou você deseja ter rendimentos a longo prazo e criar um patrimônio? Apesar de puramente emocionais, esses fatores também influenciam na hora de decidir por um aluguel ou financiamento


Optar por um aluguel é mais interessante quanto à facilidade de mudar de endereço ou de imóvel, a necessidade de um investimento bem menor e a possibilidade de contratos mais curtos. Já a compra é mais recomendada para quem sonha com um patrimônio, a liberdade de reformas, uma valorização a longo prazo e tarifas fixas. (com Agência Estado)

 

Saiba mais

 

PERGUNTAS A FAZER

ANTES DE OPTAR

Qual é o seu momento de vida?

Quanto de entrada você teria para oferecer?

O que você sonha?

Financeiramente falando, qual é o melhor investimento?

O que você achou desse conteúdo?