Logo O POVO+
Ceará tem missão de ser mais objetivo na busca de gols na Série B
Esportes

Ceará tem missão de ser mais objetivo na busca de gols na Série B

Com técnico novo pela terceira vez no ano, Ceará tem a missão de ser mais objetivo na busca de gols na Série B do Campeonato Brasileiro
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Marcelo Chamusca comanda o Ceará pela primeira vez amanhã, no estádio Presidente Vargas, contra o Oeste, pela 10ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Um dos principais desafios do técnico — o terceiro do clube na temporada após as demissões de Gilmar Dal Pozzo e Givanildo Oliveira — é transformar o domínio territorial que a equipe tem durante as partidas em objetividade e ocupação da área adversária para, como consequência, fazer mais gols. Por enquanto, a equipe tem nove tentos marcados e é o 8º pior desempenho ofensivo da competição.


Com 12 pontos ganhos e na 12ª colocação, o Alvinegro possui outros números que mostram bem onde a equipe tem mais necessidade de melhora. O elenco é o que mais troca passes certos na Série B. Foram 3.558 em nove partidas, média de 395 por encontro.


Ao mesmo tempo, é a 2º que mais cruza bolas entre os 20 clubes que disputam o campeonato. Foram 279 vezes (31 por partida), retrato de estilo de jogo que gosta da bola, mas que ostenta muita dificuldade criativa para penetrar na defesa adversária, seja com ações individuais, tabelas, triangulações ou jogadas ensaiadas.

[FOTO2]

A comprovação de que o Ceará tem grande dificuldade em ocupar a área do oponente é o estudo do mapa de calor do time nas partidas realizadas na Segundona (observe o quadro ao lado). A tecnologia, utilizada pelos sites especializados em estatísticas de futebol, como é o caso do Footstats, usa a leitura da localização dos jogadores em campo através do GPS (Global Positioning System) para determinar as regiões por onde os atletas passaram e estiveram mais presentes no gramado durante uma partida de futebol.


No caso do Ceará, tanto nos três mapas escolhidos para esta matéria (empates contra Vila Nova, por 1 a 1, e Boa, por 0 a 0, além da vitória por 2 a 0 sobre o Náutico) como nos outros seis, a equipe não preencheu a área adversária.


Tal característica fez parte das primeiras observações do próprio Marcelo Chamusca em sua apresentação. “A equipe gosta muito da bola, mas precisamos ter mais organização para chegar com mais jogadores na frente, ter mais profundidade, e vamos evoluir com o trabalho”, avisou.

O que você achou desse conteúdo?