Logo O POVO+
Assistente de arbitragem de vídeo é avaliado positivamente pela Fifa
Esportes

Assistente de arbitragem de vídeo é avaliado positivamente pela Fifa

Assistência de arbitragem de vídeo é avaliado positivamente pela Fifa, mas lentidão para tomada de decisões incomoda quem está em campo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

O gesto vem se popularizando: o árbitro desenha uma caixa com as mãos e segue em direção a um monitor. O assistente de vídeo chegou para ficar, numa Copa das Confederações que encerrou sua fase grupos no domingo, com Cristiano Ronaldo e Alexis Sánchez como principais craques.

[SAIBAMAIS] 

O torneio entra em sua última semana com o México desafiando a campeã mundial Alemanha na quinta-feira, e Ronaldo e Sánchez se enfrentando no confronto entre Portugal e Chile amanhã. As duas partidas serão disputadas às 15 horas (de Brasília).


Mas o maior destaque da Copa das Confederações na Rússia vem sendo o assistente de vídeo (VAR, na sigla em inglês), utilizado pela primeira vez num torneio internacional de seleções, e protagonista em quase todos os jogos.


O presidente da Fifa, Gianni Infantino, declarou estar “extremamente feliz” com as experiências com a tecnologia no futebol, mas reconheceu que “é preciso melhorar o processo e afinar a comunicação”. O sentimento é de satisfação, porque favorece o jogo limpo, mas há unanimidade sobre a necessidade de melhorar o sistema do VAR, que, por enquanto, vem sendo acompanhado de longas pausas, ratificações e confusão na hora de ser acionado.


“Para o fair play está certo, mas é uma agonia cada vez que o árbitro decide conferir o vídeo”, declarou o técnico do México, Juan Carlos Osorio.


“Só falta o show do intervalo e que joguemos dois tempos mais para que vire futebol americano”, reclamou o lateral chileno Jean Beausejour.


O chefe de arbitragem da Fifa, Massimo Busacca, ressaltou que, dos dez casos em que o sistema foi acionado, seis decisões foram alteradas e não houve nenhum erro clamoroso. “Escolher o melhor ângulo de câmera o mais rápido possível, sob pressão, é algo ainda não natural. Após o torneio, trabalharemos para o futuro”.


Há também muitos detalhes que ainda não ficaram claros sobre o uso da videoarbitragem, principalmente em relação a quando pode ser usado e quando não pode.


Mesmo com o VAR, a arbitragem conseguiu complicar uma decisão aparentemente fácil no duelo entre Camarões e Alemanha. O colombiano Wilmar Roldán expulsou o jogador camaronês errado (Siani) depois de consultar o vídeo. Em seguida, precisou ser avisado do erro para se corrigir, apresentando o cartão vermelho ao jogador certo (Mabouka). (das agências)

O que você achou desse conteúdo?