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Como fazer a diferença
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Como fazer a diferença

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O estudante de administração, Gil Moura, de 26 anos, há sete anos trabalha como vendedor de óculos e vem conseguindo uma verdadeira proeza em tempos de crise. No último mês, ele foi responsável sozinho por 60% das vendas da loja em que trabalha. O segredo? Saber surpreender positivamente o cliente na hora de se apresentar.


E isso inclui saber vender bem o produto e a si mesmo. “Acho que a palavra-chave é relacionamento. É, na hora do atendimento, saber cativar aquele cliente para que ele lembre de você depois”.

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Foi assim, na propaganda boca-a-boca, que ele conseguiu ampliar seu leque de clientes mesmo em outros ambientes fora da loja, como na faculdade onde estuda. “Como as pessoas sabem que eu trabalho com óculos, já vêm me procurar para tirar dúvidas. Eu busco entender o que ela quer e mando algumas sugestões de armação pelo WhatsApp. Dai eu já levo para experimentar e faço negócio ali mesmo, porque, às vezes, a pessoa não tem como ir à loja”.


E para quem tem dificuldade em fazer o pagamento em espécie na hora, Gil já vem com a solução. “Quando eu levo os modelos de óculos, levo também a maquineta de cartão e muitos ficam surpresos com a atitude me indicam para outros”.


Ele também costuma “bancar” o modelo de vez em quando, postando fotos com produtos recém-lançados nas redes sociais. “Já teve situação de um cliente chegar à loja mostrando uma foto minha com o modelo de óculos que ele queria. E o curioso é que eu não conhecia a pessoa, a foto foi feita dois dias antes, e ela recebeu de um grupo de mensagem que eu nem faço parte”, afirmou Gil, ressaltando que só consegue fazer estas ações por conta da relação de confiança que construiu no local de trabalho. “Tudo o que eu faço é com autorização e eu mostrei que podia dar certo”.


Encontrar novas formas de chegar até o cliente é o que recomenda o palestrante e treinador de equipe de vendas, Marcelo Ortega. “Um vendedor não pode ser mais apenas um tirador de pedidos, ele tem que ser um consultor daquele cliente. O bom atendimento é o que faz o cliente voltar, pagar mais entre tantas marcas similares ou mesmo andar mais para ter o produto daquela marca específica”.


Ele ressalta, no entanto, que a proatividade do vendedor, não pode ser confundida com a velha prática da venda pela insistência. “Não há mais espaço para isso. É um erro cansar os clientes com mesmos argumentos, ligar insistentemente, encher de spam e uso abusivo dos meios de comunicação”.

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