Logo O POVO+
Gastão assume Sesc e Senac do Rio de Janeiro
Economia

Gastão assume Sesc e Senac do Rio de Janeiro

Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]
Presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE) desde 2001, Luiz Gastão Bittencourt assumiu ontem a presidência dos conselhos do Sesc e do Senac do Rio de Janeiro. A intervenção capital fluminense é por conta da decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de afastar Orlando Diniz do comando.


No lugar de Gastão, fica na Fecomércio-CE o vice-presidente Maurício Filizola. Ele deve seguir no Rio de Janeiro, pelo menos, até 6 de fevereiro de 2018, quando está previsto o julgamento por uma das turmas do Tribunal.


O convite para Gastão assumir o Sesc e Senac do Rio de Janeiro foi feito pelo presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Antônio Oliveira Santos. As gestoras do Sesc e do Senac-CE, Regina Pinho e Ana Claudia Martins, também assumem as diretorias regionais das instituições, no Rio de Janeiro.


O dinheiro público é determinante. Confederações nacionais e federações regionais de indústria e comércio receberam, em 2016, quase R$ 1 bilhão em repasse de dinheiro público. Legalmente é dinheiro para fazer a “administração superior” de Sesc, Senac, Sesi e Senai, as quatro maiores entidades, ao lado do Sebrae.

Convite


De acordo com Gastão, ele estava no Rio de Janeiro, na última sexta-feira, quando saiu a decisão da Justiça e o presidente da CNC o convidou. Segundo ele, antes do Réveillon, precisam entregar um plano de trabalho e um orçamento a serem analisados e aprovados.

A Diretoria afastada não entregou.


No Ceará, Patricia Rinaldi passa a comandar o Sesc e Rodrigo Leite, o Senac.

O que você achou desse conteúdo?