Logo O POVO+
Governo lança programa para acelerar startups
Economia

Governo lança programa para acelerar startups

100 empresas serão selecionadas para desenvolver negócios. Orçamento do programa é de R$ 500 mil
Edição Impressa
Tipo Notícia

O Estado lança hoje o Programa Corredores Digitais e passa a “acelerar” o desenvolvimento das startups. Em um período de seis meses, estas futuras empresas serão auxiliadas por meio de mentorias. A iniciativa é da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).


Gabriela Purcaru, coordenadora do programa, ressalta que, em anos anteriores, o projeto era aberto para alguns municípios de forma tímida, não contemplando iniciativas de todo o Estado.

[QUOTE1]

Ao todo, 100 empresas serão selecionadas. Gabriela destaca alguns dos critérios. “Grau de inovação, mercado que vão atuar, equipe que irá desenvolver. Fazemos essa primeira avaliação. Depois, trabalhamos no modelo de negócios para que tenham mais competitividade”, afirma. O orçamento para o programa é de R$ 500 mil.


Das 100 startups, 50 projetos passam para a segunda fase. “É a parte do aprimoramento das tecnologias, além das estratégias de marketing para atração do cliente”, adianta. Na última fase, as 30 ideias mais maduras são apresentadas ao mercado. “Após a modelagem financeira, as startups dialogam com os investidores”, reforça. Os principais segmentos são biotecnologia, saúde, educação e energias renováveis.


Gabriela informa que o Estado estuda parceria com a Amazon Startups, multinacional norte-americana com aceleradora em São Paulo. As tratativas estão em fase de diálogo, mas há possibilidade de as 30 selecionadas serem aceleradas pelo centro de inovação da companhia.


Contratação

A coordenadora do programa explica que também será aberta na próxima semana a contratação de docentes para o Corredores Digitais. “Buscamos profissionais com experiência para orientar os empreendedores, seja um executivo ou um professor com alguma especialidade”, disse.


Microsoft

Hoje a Microsoft inicia as atividades do seu Centro de Inovação em Fortaleza – conhecido como Microsoft Innovation Center Fortaleza. “O objetivo é fomentar o universo de startups no Ceará e aproximar os desenvolvedores de grandes empresas”, destaca Taylor Aguiar, gerente do equipamento. As 100 empresas do Programa Corredores Digitais atuarão no Centro de Inovação.


Fundo de Investimentos

Para ele, a implantação do centro de inovação no Ceará abre espaço para criação de um fundo de investimentos em startups da própria empresa. Ainda em fase de estudo.

 

“Em um ano isso pode acontecer”, garante Taylor. O centro da Microsoft ficará no espaço FB Ideias, destinado à criação de novos negócios e fomento à cultura do empreendedorismo.


SERVIÇO

 

Programa Corredores Digitais

Inscrições até o dia 20 de setembro

Mais informações: http://www.sct.ce.gov.br/corredoresdigitais/o

 

O que você achou desse conteúdo?