Logo O POVO+
Cagece lança novo edital para usina de dessalinização
Economia

Cagece lança novo edital para usina de dessalinização

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) lançou ontem o novo edital para a formulação dos estudos da usina de dessalinização. De acordo com o documento, duas empresas serão autorizadas a desenvolver estudos de viabilidade, levantamentos, investigações e/ou pareceres referentes à concepção, ao financiamento, à implantação/construção e à operação da planta do empreendimento.


No total, deverão ser apresentados um conjunto de 15 estudos e projetos. As interessadas no certame devem se posicionar até o dia 9 de outubro.


As companhias selecionadas terão um prazo de 150 dias para apresentar os estudos e projetos. Após o período, a Cagece deverá selecionar apenas um. “O que for escolhido servirá de base para o projeto da usina. Depois realizaremos a licitação para a contratação da empresa ou consórcio que irá construí-la”, explica Neuri Freitas, presidente da Cagece.


Ele destaca que, quando em operação, a usina irá suprir em 12% a necessidade de abastecimento de água da Grande Fortaleza. “Os açudes estão com pouca água. A usina vai ofertar uma maior garantia do recurso. Abastecerá, pelo menos, 12% de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú (Grande Fortaleza). A água dessalinizada injetará 1 m³ (1000 litros) por segundo no sistema integrado de Fortaleza. A expectativa é que o empreendimento seja construído no ano que vem.

O que você achou desse conteúdo?