Logo O POVO+
Aprovação da TLP dá boa perspectiva para Previdência
Economia

Aprovação da TLP dá boa perspectiva para Previdência

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse ontem que a Taxa de Longo Prazo (TLP), o juro que vai remunerar os empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), aprovada hoje na Câmara, mostra uma vitória importante de um projeto do governo e dá “uma boa perspectiva para a reforma da Previdência”.


Meirelles citou que a TLP vai reduzir os subsídios do Tesouro aos clientes do BNDES. “Isso custou nos últimos 10 anos cerca de R$ 100 bilhões”, afirmou a jornalistas antes de participar de evento em São Paulo, ressaltando ainda que o BNDES seguirá com acesso ao mercado de capitais para captar recursos livremente.


A TLP dará ainda maior poder ao Banco Central para controlar a inflação e juros, declarou o ministro. Meirelles disse que espera que os próximos passos da TLP no Congresso, que ainda precisa passar pelo Senado, transcorram de forma normal. “Toda mudança desse porte gera muito debate”, disse ele, ressaltando que a expectativa para a votação entre os senadores “é positiva”


Meirelles defendeu aos jornalistas o programa de privatizações do governo, que prevê a venda ou concessão de 57 projetos. Ele ressaltou que a Casa da Moeda, por exemplo, pode atrair parceiros internacionais. A expectativa é que as privatizações melhorem os serviços para a população.


O ministro disse que é normal que existam setores que defendam a continuidade da presença do Estado da economia. Ao mesmo tempo, ele lembrou a própria experiência brasileira no passado, como a da Telebras, e as recentes vendas de aeroportos, ambas mostrando melhora da eficiência e dos serviços aos consumidores. “A experiência mostra que os ganhos superam muito os custos”, disse ele.

Agência Estado



O que você achou desse conteúdo?