Logo O POVO+
Planejamento ajuda a reduzir custos
Economia

Planejamento ajuda a reduzir custos

Organizar a quantidade de roupas que vai ser realmente necessária para o destino, comparar preços com antecedência, aderir a clubes de fidelidade são opções para economizar
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Com as mudanças no setor de aviação, planejar a viagem se torna ainda mais importante. Quanto maior a organização, melhor para o bolso, avaliam os especialistas.


A professora de economia e finanças da Universidade Federal do Ceará de Sobral, Alessandra Araújo, explica que isso se aplica desde o planejamento da quantidade de roupas que realmente vai ser necessária para aquele destino, como o momento da compra do bilhete, já que passagens em cima da hora costumam ser mais caras. “Hoje já se tem sites que permitem fazer o comparativo e criar alertas sobre promoções”.


Em alguns casos pode ser vantajoso aderir a clubes de fidelidade que permitem a troca de pontos por milhas ou que oferecem gratuidade no despacho de malas.


O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Sávio Aguiar, lembra que passagens compradas antes da mudança de tarifa continuam sendo regidas pelas mesmas regras de antes. E que todos os passageiros, mesmo aqueles da tarifa mais barata, têm direito a viajar com bagagem de mão de até 10 kg.


A secretária-executiva do Decon, promotora Ann Celly Sampaio, diz que o órgão está atento a flutuação dos preços. “A justificativa era que os preços iriam cair, mas se não acontecer, vamos estudar as medidas cabíveis”.

O que você achou desse conteúdo?