Logo O POVO+
Os efeitos "onda" da alta dos combustíveis
Economia

Os efeitos "onda" da alta dos combustíveis

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

O economista e professor da Universidade de Fortaleza, Allisson Martins, explica que o aumento de preço dos combustíveis provoca efeitos relevantes na economia, que repercutem de forma direta, e também indireta, tanto para as pessoas físicas, quanto para as empresas.


“Sob a ótica dos efeitos diretos, no primeiro momento, os indivíduos têm a sua capacidade de consumo reduzida, e no caso das pessoas jurídicas, os custos são majorados, especialmente os logísticos, que repercutem na margem de lucro”, comenta. Acrescenta que entre os efeitos indiretos, que ocorrem do tipo “onda”, pode-se destacar a inflação, que certamente será impactada, em razão do repasse dos custos aos preços de produtos e serviços em geral.


“Para as pessoas que estão em um cenário extremamente desafiador, configurado por queda da renda, desemprego e endividamento elevados, e para as empresas, que passam por dificuldades, sobretudo em decorrência da demanda deteriorada, o aumento dos combustíveis traz um “novo capítulo” para crise econômica atual”, avalia.


O professor da UFC e pesquisador da área de finanças pessoais, Érico Veras Marques, diz que hábitos simples podem ajudar a economizar combustível. Entre eles cita: compartilhar o uso do carro, fazer rodízio de carona para ir para o trabalho, sempre que possível fazer uso de transporte público e percursos curtos a pé. Recomenda ainda otimizar o uso, usando o carro para resolver várias coisas em uma única viagem.



O que você achou desse conteúdo?