Logo O POVO+
Governo negocia Legoland em Paracuru
Economia

Governo negocia Legoland em Paracuru

Viabilidade financeira do projeto é estudada pelos investidores internacionais. Equipamento pode ser o primeiro da América Latina
Edição Impressa
Tipo Notícia

O Governo do Estado negocia com investidores estrangeiros a instalação de um parque temático da Lego – conhecido no exterior como Legoland. As conversas estão em fase de prospecção, mas caso o negócio se concretize, o equipamento da marca será o primeiro na América Latina.

[SAIBAMAIS]

“Discutimos com investidores trazer um parque da Lego para Paracuru. Eles têm a área. O que depender do Estado, vamos trabalhar para a instalação”, disse o governador Camilo Santana com exclusividade ao O POVO sem especificar os incentivos estaduais. A vinda do parque, garante, deve impulsionar o turismo cearense.


A região de Paracuru foi escolhida para “pulverizar” o eixo de atração de visitantes do Litoral Leste. “O Beach Park é um grande empreendimento-âncora para turistas, assim como Jericoacoara. Precisamos buscar equipamentos que atraiam mais turistas, não só brasileiros, mas também do mundo inteiro”, frisou. Não há informações sobre valores de investimentos.


Feito inteiramente com as tradicionais peças de montar, a Legoland, se seguir o modelo de outras regiões, contará com montanhas russas, áreas temáticas (Disney, Star Wars, Pirate Cove etc), rodas-gigantes e apresentação de shows voltados para crianças. Ao todo, os parques temáticos da Lego estão situados nos Estados Unidos, Alemanha, Dinamarca (sede da Lego), Dubai (Oriente Médio) Reino Unido, Japão, e na Malásia (Sudeste Asiático).


Tratativas

Governo e investidores negociam a instalação do parque há pelo menos oito meses. É o que afirma Arialdo Pinho, titular da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur). “Eles tinham a pretensão de fazer um parque na América do Sul. Hoje eles realizam estudos para a viabilidade econômica do projeto”, disse. A Secretaria tem municiado os interessados com informações sobre o potencial turístico do Ceará, bem como a evolução dos números nos últimos anos, além de projeções.

 

Uma reunião na Europa está prevista para ocorrer na primeira semana de setembro. O país ainda não foi definido, mas especula-se que o encontro deve ocorrer na Inglaterra ou na Dinamarca. “Até o final do ano teremos uma definição sobre o projeto”, garante o secretário do Turismo.


A chegada do parque da Lego, destaca Arialdo, transformaria o Ceará em um dos destinos mais atrativos no segmento. “Temos hoje parques menores no entorno de Fortaleza, além do próprio Beach Park, que é referência no Brasil e no exterior. A Legoland tornaria o Estado como âncora do lazer”, considera.

 

Saiba mais


Dunas Paracuru

Arialdo Pinho, titular da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), também informa que o complexo turístico-hoteleiro Dunas Paracuru, divulgado em maio pela Setur, também localizado na região, auxiliara o projeto da Legoland. “Tem relação. Um acaba ajudando o outro”, disse sem informar os detalhes. Com dois hotéis âncoras, o Dunas Paracuru contaria com estrutura para receber um parque temático – provavelmente o Legoland.

Investimentos

A soma dos investimentos para a construção do complexo é da ordem de R$ 668,5 milhões e quase 700 hectares de área. Além da oferta hoteleira, haverá disponibilidade para oferta residencial turística, áreas comerciais, esportivas e outros equipamentos de lazer.

 

O que você achou desse conteúdo?