Logo O POVO+
66% não fazem controle efetivo dos gastos
Economia

66% não fazem controle efetivo dos gastos

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

O levantamento inédito do SPC Brasil/CNDL mostra que 93% das pessoas que vivem só são as únicas responsáveis pelo sustento da casa e que 66% dos entrevistados não fazem um controle efetivo de seus gastos. As razões mais mencionadas para isso são a falta de importância que atribuem ao controle do orçamento (33%) e a falta de hábito e disciplina para fazer o controle diário (27%).


Entre as orientações do presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros, Reinaldo Domingos, está a produção de um diagnóstico financeiro para saber para onde vai cada centavo do dinheiro que a pessoa ganha. “Dessa forma pode reduzir ou eliminar gastos, não apenas para não entrar no vermelho, mas especialmente para conquistar sonhos no curto, médio e longo prazo”.


Domingos acrescenta que para evitar o endividamento e a dificuldade para organizar o orçamento mensal, é válido traçar um planejamento antecipado.


A recomendação é prever todos os gastos: aluguel/prestação do imóvel, energia elétrica, água, gás, internet, TV à cabo, mobília, alimentação, transporte e o custo de vida da região. “É importante criar uma reserva financeira para que consiga manter estas despesas caso perca sua fonte de renda por pelo menos 12 meses”, afirma.

 

O que você achou desse conteúdo?