Logo O POVO+
Voo Fortaleza-Jericoacoara ainda não é viável comercialmente
Economia

Voo Fortaleza-Jericoacoara ainda não é viável comercialmente

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Ainda não há viabilidade econômica para um voo Fortaleza-Jeri, conforme afirma o presidente da Gol, Paulo Kakinoff. Sobre o trecho Congonhas-Jeri, em voo fretado pela CVC, ele diz que não conhece uma iniciativa da operadora de turismo que não tenha se perpetuado. “Seguramente vai ser o caso desse voo”. Mas o trecho ainda está em fase de testes, na qual será dimensionada a demanda por um voo regular.


“A Gol já voa com uma frequência grande para Fortaleza. Nós também pretendemos transformar o voo para Jericoacoara, havendo viabilidade econômica e demanda, num voo regular. Não há previsão de um voo de Jericoacoara para Fortaleza. Isso faria pouco sentido econômico para uma operação de uma aviação de grande porte como essa”, afirma.


Arialdo Pinho, secretário do Turismo do Estado, diz que ainda negocia com as empresas um voo que passe pela Capital para chegar ao aeroporto de Cruz. “Até o final do ano vamos ter esse voo. Mas depois dessa etapa (inauguração do aeroporto) vamos desenvolver a aviação regional não só em Jericoacoara, mas em São Benedito, Crateús, Aracati. Vamos desenvolver o turismo regional. Se bem que o voo para Canoa Quebrada (Aracati) será direto também”, diz.


Em relação ao custeio de assentos para que mais companhias aéreas invistam na aviação regional, o secretário diz que o melhor modelo de subsídio ainda está sendo estudado. Pode ser por meio de custeio de combustível, pagamento de cota, entre outros métodos.

 

Aracati é o próximo

O próximo aeroporto com previsão de inauguração é o de Aracati. Assim como o de Jeri, o equipamento aguarda certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para receber voos regulares. O trecho da CVC não está nessa categoria.


Porém, o Estado ainda prospecta voos diretos para o aeroporto de Aracati.

O ministro Maurício Quintella explica que o Governo Federal deve entregar 50 equipamentos regionais até 2018 em todo o Brasil. No Ceará, não há outros terminais com investimentos previstos pelo Programa de Aviação Regional do Governo Federal além de Aracati e Jericoacoara. “Não temos a menor dúvida de que este aeroporto (de Jeri) vai induzir o crescimento
regional”. (BC)

O que você achou desse conteúdo?