Logo O POVO+
Fortaleza disputa hub da Air France-KLM
Economia

Fortaleza disputa hub da Air France-KLM

Salvador e Recife também receberam visita da companhia franco-holandesa. Decisão será no próximo mês
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

O Aeroporto Internacional Pinto Martins entra em mais uma disputa por um centro de conexões de voos (hub). Conforme O POVO apurou a Air France-KLM decidirá entre os terminais de Fortaleza, Salvador e Recife para realizar voos do Nordeste para Paris (França) e para Amsterdã (Holanda). A operadora aeroportuária Fraport já se reuniu com a empresa franco-holandesa em busca de atraí-la para o Ceará. O Governo do Estado, em viagem para a Europa, tem reunião com diretores da companhia hoje, em Paris, às 8h30min, no horário local.

[SAIBAMAIS]

Fortaleza disputa o hub da Latam, que está em compasso de espera, aguardando por melhora no cenário nacional. Neste caso, as concorrentes são também o aeroporto de Recife, operado pela Infraero, e o terminal do Rio Grande do Norte, operado pela Inframerica.

 

 


A Air France-KLM já visitou o Estado no dia 8 de junho, após ter passado por Pernambuco e teve como destino final Salvador. Segundo O POVO apurou, houve outra reunião do Governo do Ceará com a empresa em São Paulo, ocasião em que esteve a alemã Fraport, que entra na operação do Pinto Martins em julho.

[QUOTE1]

Felipe Carreras, secretário do Turismo, Esporte e Lazer de Pernambuco, diz que a Air France-KLM enviou questionário ao Executivo, com dúvidas sobre beneficios financeiros e fiscais, infraestrutura aeroportuária, entre outros pontos. “Apresentamos a eles nossos aspectos econômico, turístico, funcionamento do aeroporto, distância geográfica da Europa de 300 km, nossa demanda de passageiros”. diz


Para construção, instalação e operação de um hub no Ceará, o Estado tem lei que prevê isenção sobre Imposto sobre Operações

Relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços Interestadual e Intermunicipal (ICMS). Também há incetivo sobre o combustível para os voos nacionais de empresas que operam voos internacionais partindo de Fortaleza. Os voos internacionais já são isentos por lei federal.

 

Prazo

Carreras diz que o primeiro voo operado seria para Paris, pela Air France, a partir de setembro deste ano, e depois para Amsterdã, pela KLM, em abril de 2018. O anúncio da empresa seria já no próximo mês. A perspectiva é que a operação seja ampliada no próximo ano, tornando uma das capitais do Nordeste um hub da América Latina. Segundo O POVO apurou, haverá incremento no número de voos domésticos da Gol para atender operações internas. Em nota, a Gol afirma que, por enquanto, não há informações sobre “novos voos no Nordeste”.

 

Ontem o governador Camilo Santana (PT) fez visita técnica ao Aeroporto de Frankfurt, na Alemanha. Em nota, Camilo diz que a expectativa, é tornar o aeroporto de Fortaleza um grande hub para voos do mundo inteiro. “Nós sabemos como operar um hub, e as companhias aéreas estão cientes de que a Fraport sabe operar um centro de conexões. Nós entendemos o que é necessário para desenvolver o serviço e vamos oferecer toda a estrutura para isso”, acrescentou Klaus Jeschcke, diretor da Fraport.


O POVO procurou a comitiva do Governo do Ceará que está em viagem à Europa para saber mais detalhes sobre a negociação com a Air France-KLM, mas não obteve retorno.

 

Saiba mais


O Aeroporto de Fortaleza operou 6,3 milhões de passageiros por ano. Em 2047, sob o comando da Fraport, esse número deve chegar a 29,2 milhoes por ano.


Hoje, o aeroporto de Salvador movimenta 9 milhões de passageiros por ano. Em 2047, serão 36,9 milhões anuais.


Conforme dados da Infraero, o aeroporto de Recife tem capacidade para movimentar 16,5 milhões de passageiros por ano.


A Air France-KLM tem hub em Paris-Charles de Gaulle e Amsterdam Schiphol.


Em 2007, o Grupo lançou a Transavia France para voos de médio curso para destinos de lazer de Paris-Orly.


Em 2008, assumiu a companhia de carga holandesa Martinair, na qual a KLM já ocupava uma participação de 50% e, em 2009, adquiriu 25% da capital da Alitalia.

A estratégia da empresa é a de formar alianças.

 

[VIDEO1] 

 

O que você achou desse conteúdo?