Logo O POVO+
Estudantes no exterior, brasileiros atuam em gestão pública
Economia

Estudantes no exterior, brasileiros atuam em gestão pública

Programa de estágio Summer em Gestão Pública, realizado pelo Governo do Ceará e pela instituição sem fins lucrativos, Vetor, traz estudantes de universidades estrangeiras para contribuírem com as políticas de gestão do Estado
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Usar o conhecimento adquirido em universidades estrangeiras para ajudar a construir soluções de grande impacto social para problemas comuns da gestão pública. Esta é a proposta do programa de estágio Summer em Gestão Pública que o Governo do Ceará aderiu em parceria com a Vetor Brasil. O programa não remunerado é voltado para estudantes de graduação e pós-graduação brasileiros que estudam em universidades estrangeiras.


Na prática, estes estudantes que estão morando no exterior vêm para o Brasil durante as férias de verão, para auxiliar estados e municípios, por no máximo 12 semanas, a desenvolverem projetos inovadores em áreas como educação, desenvolvimento econômico e gestão financeira.

[QUOTE1]

A diretora executiva da Vetor Brasil, instituição sem fins lucrativos que faz a seleção destes jovens, Joice Toyota, explica que, apesar de ser um estágio não remunerado, esta é uma via de mão dupla. “É muito relevante para os dois lados. Para o Governo que recebe o apoio de uma pessoa extremamente motivada e capacitada para compor o seu time que está formulando políticas públicas. E para os jovens, que já tinham aquela vontade e engajamento de fazer a diferença no seu País, esta é uma oportunidade de reconexão com o seu País, de aplicar na prática os conhecimentos que estão aprendendo no dia a dia”.


Dois estudantes foram selecionados para atuar no Ceará dentro do programa Gestão para resultados, coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). O primeiro é o engenheiro paranaense, Marco Camargo, que cursa Mestrado em Administração Pública em Desenvolvimento Internacional (MPA/ID) na Harvard Kennedy School, nos Estados Unidos. Ele chegou ao Estado no último dia 6 e deve permanecer até o final de agosto.

[FOTO2]

Experiência

A missão dele é ajudar a desenhar um modelo de gestão por resultados para diversos setores. “Eu me interessei pelo Ceará porque aqui tem boas experiências no setor público, este programa mesmo é uma boa iniciativa, mas tem o trabalho que eles já realizam na área da educação”, afirmou.

 

Para ele, que já tem experiência em empresas de consultoria internacional que realizava projetos de gestão para iniciativa privada, esta é também oportunidade de conhecer mais o setor público. “Vi que aqui eu teria oportunidade de contribuir com meus conhecimentos e também de ter uma visão mais ampla de entender como o governo é organizado, como funciona e de implementar projetos de maior impacto social”, afirmou Marco, reforçando que para se manter no País neste período conta com a ajuda de custo do programa de Harvard no qual atua em projetos sociais.


Além dele, uma jovem que faz graduação na Universidade de Berlim (Alemanha) deve desembarcar em Fortaleza no dia 9 de agosto. O secretário executivo da Seplag, Júlio Cavalcante, explica que esta iniciativa tem sido positiva em diversos aspectos. “Esta oxigenação de ideias é sadia para todos, porque traz uma nova visão para quem está aqui, agrega experiência para quem vem de fora e para os próprios servidores públicos”. (Irna Cavalcante)

 

O que você achou desse conteúdo?