Logo O POVO+
Cearense é finalista em Prêmio de Inovação
Economia

Cearense é finalista em Prêmio de Inovação

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

A empresa cearense, Piscis indústria e Comércio LTDA., localizada no município de Jaguaribara, foi uma das finalistas do Prêmio Nacional de Inovação, na categoria inovação organizacional da modalidade micro e pequenas empresas. A cerimônia ocorreu na última segunda-feira, 26, em São Paulo, e a premiada foi a Engpiso Engenharia & Comércio de Piso LTDA, da Bahia. Além da Piscis, a empresa baiana concorria com a Habitar, de São Paulo.


André de Freitas Siqueira, 43, sócio-diretor da Piscis disse se sentir “muito envaidecido” por ver um projeto desenvolvido no Ceará ser reconhecido nacionalmente. “Estar entre os três (finalistas) é um grande reconhecimento do nosso trabalho, até porque os critérios de avaliação são muitos e são sólidos”.


Constituída em 2005, a Piscis atua no processamento de resíduos (vísceras) provenientes da produção e beneficiamento da tilápia. Além de aproveitar os efluentes e resíduos, evitando o descarte inadequado, o composto orgânico produzido é vendido como insumo da indústria de ração.


Em decorrência da crise hídrica que atinge o Ceará e com a consequente queda da produção da tilápia - seu principal insumo - a empresa também foi impactada. Por isso, hoje aposta na produção do peixe em tanques com sistema de recirculação de água. “O Ceará deixou de ser um dos maiores produtores (de tilápia) do Brasil e agora estamos investindo na produção de peixe com o reúso de água, um sistema produtivo onde eu uso a mesma água várias vezes”. Se apropriando da inovação, planeja retomar a produção do pescado. (Ligia Costa, enviada a São Paulo/ A jornalista viajou a convite do Sebrae)


O que você achou desse conteúdo?