Logo O POVO+
Aberta a temporada dos voos charter
Economia

Aberta a temporada dos voos charter

Anac autorizou 441 novos voos saindo do Estado para a temporada de junho a agosto. 44 estão sob análise
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Com a proximidade da alta temporada, cresce também a quantidade de voos charter, ou seja, voos não regulares, geralmente fretados por operadoras de turismo ou agências de viagens para atender a um destino específico. De acordo com a Agência Nacional de Aviação (Anac), 441 novos voos já foram autorizados, saindo do Ceará, para a temporada de junho a agosto. Outros 44 estão em análise.

[SAIBAMAIS]

Na prática, nos voos charter, o passageiro não compra o bilhete diretamente da aérea e sim do intermediário que fretou. Pode ser uma pessoa física ou uma empresa. E, geralmente, estes voos são para atender a uma rota não incluída pela malha aérea regular. Mas também pode ocorrer de uma operadora de turismo fretar um voo para atender ao aumento de demanda. Existe também a possibilidade de block charters (fretamentos com parte dos assentos bloqueados em voo regular).


Este ano, uma das grandes novidades deste mercado no Ceará é a oferta de voos diretos para o aeroporto regional de Jericoacoara. O pacote da CVC em parceria com a Gol, com saída de São Paulo, com viagem inaugural prevista para o próximo dia 24, já está com 100% dos assentos vendidos, segundo a operadora. A ideia é oferecer voos sempre aos sábados, partindo às 10h30min do Aeroporto de Congonhas, e pousando às 14 horas em Jericoacoara. O retorno é às 14h38min, também aos sábados, chegando em Congonhas às 18h10min.


Primeiro passo

O presidente da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem do Ceará (Abav-CE), Colombo Cialdini, explica que muitas vezes os voos charter são uma espécie de primeiro passo para que a rota se consolide. “Dependendo do destino e da procura um voo charter ao longo do tempo pode vir a ser um voo regular”.

 

Além da possibilidade de conseguir um voo direto para um destino em que a malha aérea não cobre, outra vantagem deste tipo de voo, que via de regra é ofertado pelas agências em um pacote que inclui também hotel e transfer, é o preço que costuma sair mais em conta do que os regulares.

Saiba mais


A solicitação de operações de voos charter deve ser feita pela empresa aérea à Anac, por meio de formulário online, com antecedência mínima de cinco dias úteis e de no máximo 30 dias úteis antes da realização do voo.


Atualmente, as companhias que mais ofertam este tipo de voo são a Gol, Azul, Latam e Sideral (para charter de cargas). Já a venda dos bilhetes para o consumidor final geralmente fica a cargo de operadores de turismo e agências de viagem.

 

O que você achou desse conteúdo?