Logo O POVO+
Latam recua 7,5% no País
Economia

Latam recua 7,5% no País

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

A Latam Airlines, no mercado doméstico brasileiro, recuou 7,5% na demanda em abril ante igual período de 2016, enquanto a oferta caiu 5,6%. No mesmo período, a taxa de ocupação das aeronaves retraiu 1,7 ponto percentual, indo para 80,3% em abril. Os resultados no Brasil vão de encontro à efetivação do centro internacional de conexões de voos (hub) da Latam no Nordeste.


Fortaleza, Recife e Natal disputam como sede do equipamento da companha aérea, mas a viabilidade do projeto para a implantação de um hub depende de melhora da situação macroeconômica atual do Brasil. Em nota ao O POVO, a Latam afirma que o mercado de aviação no País tem registrado queda significativa na demanda nos últimos meses.


“Com baixa perspectiva de retomada de crescimento num curto prazo, somado às indefinições de infraestrutura, a escolha da cidade que poderá receber o hub será feita em um momento mais adequado, ainda sem data definida”, afirma.


No sistema doméstico nos países de língua espanhola (Chile, Peru, Argentina, Equador e Colômbia), a demanda aumentou 0,3% e a capacidade recuou 1,9% em abril ante mesmo mês do ano passado.


Já o sistema internacional da Latam registrou em abril crescimentos de 6,7% na demanda e 3,9% na oferta. O número de passageiros no mês passado, no sistema total, foi de 5,068 milhões de pessoas, queda de 0,5% ante abril de 2016. Sendo 2,168 milhões transportados no sistema doméstico brasileiro (-5,5% em um ano), 1,65 milhão nos países de língua espanhola (-0,8%) e 1,25 milhão no sistema internacional (%2b9,9%).

 

O que você achou desse conteúdo?