Logo O POVO+
Indústria estuda ações para o uso de água no setor
Economia

Indústria estuda ações para o uso de água no setor

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

O setor industrial, por meio da Comissão de Estudos sobre Recursos Hídricos, do Núcleo de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), tem se reunido para avaliar estudos de processos alternativos sobre o uso da água.


Dentre as ações estão reúso das estações de tratamento de esgoto para levar água a áreas industriais de Maracanaú e Pecém, dessalinização de água marinha, captação de águas fluviais, bem como redução do desperdício de água da Cagece. "Cerca de 30 a 35% da água tratada na Cagece é desperdiçada em ligações clandestinas, vazamentos… A gente vai entregar as ações pro Governo no sentido de propor parcerias", afirma o presidente da Câmara Temática de Logística do Ceará e do Conselho de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Heitor Studart.


Ele afirma que o objetivo da comissão é formular e propor ao governador Camilo Santana, em cerca de 90 dias, as ações no intuito de fomentar a reutilização de água nas indústrias e, assim, amenizar o problema da seca, a longo prazo. “Estamos com estudos já bem avançados em reúso de água industrial e em tratativas com o BNB (Banco do Nordeste) para criar uma linha de financiamento dos equipamentos (de reúso) para o setor industrial", pontua.


O setor pretende ainda poupar água para consumo humano vindo de açudes importantes, como o Castanhão, e "salvar” setores prejudicados pela crise (hídrica), especialmente o agronegócio, que, desde o segundo semestre do ano passado, contabiliza a perda de aproximadamente 30 mil empregos diretos. “O setor privado não vai mais ficar a reboque do executivo”, projeta Heitor. (Lígia Costa)

 

O que você achou desse conteúdo?