Logo O POVO+
Como saber se a TV já é digital
Economia

Como saber se a TV já é digital

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Uma das formas de saber se a TV já está apta a receber o sinal digital é consultando o manual do aparelho. As TVs de LED, LCD ou Plasma que possuem o selo DTV já têm um conversor integrado. Quem possui o serviço de TV por assinatura também.


Além disso, durante o período de transição, os telespectadores das cidades que terão o sinal analógico desligado passarão a ver durante a programação da TV aberta um sinal com a letra “A”. Este símbolo indica que aquele aparelho ainda é analógico e é preciso fazer a adequação. Dois meses antes do prazo, esta indicação estará fixa na tela.


Algumas TVs de tela fina, fabricadas antes de 2012 e que não tem o selo DTV, e aquelas de tubo precisam ser adaptadas. Para isso, é preciso instalar um conversor e uma antena externa.


O engenheiro da Abert, André Cintra, explica que além de oferecer melhor qualidade de som e imagem, a migração para o sinal digital é necessária para liberação da frequência de 700 MHz para que as operadoras de telefonia ampliem as redes 4G.

O que você achou desse conteúdo?