Logo O POVO+
Bolsa trava negociações; dólar fecha com alta de 8,16%
Economia

Bolsa trava negociações; dólar fecha com alta de 8,16%

Vazamento de conversas entre Michel Temer e Joesley Batista, sócio da JBS, afetou fortemente o mercado financeiro ontem. O dólar comercial teve a maior alta diária em 18 anos, de 8,16%. Já a Bolsa de Valores despencou 8,8%, a maior queda em um único dia em nove anos. Negociações chegaram a ser suspensas para conter volatilidade
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Dólar comercial teve ontem a maior alta em 18 anos, chegando a R$ 3,44 e fechou cotado a R$ 3,389, alta de 8,16%. A Bolsa de Valores teve a maior baixa diária em quase nove anos (-8,8%) e chegou a ser suspensa. Estes foram alguns impactos ante a divulgação de conteúdo de uma conversa entre o presidente Michel Temer (PMDB) e Joesley Batista, sócio da JBS, sobre compra do silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB).

[SAIBAMAIS]

As denúncias surgiram na noite da última quarta-feira e a reação começou com a abertura do mercado ontem, intensificada pelo pronunciamento de Temer de que não renunciaria. O Risco-Brasil, medido pelo CDS (espécie de seguro contra calote), disparou 29%.


Para proteger os acionistas, a Bolsa de Valores, por meio do circuit breaker, travou suas negociações por duas vezes, quando a queda passou de 10%, algo que não acontecia desde 2008. Houve impacto ainda no Tesouro Nacional, que cancelou os leilões de venda de títulos públicos.


O economista Sérgio Melo explica que o fechamento da bolsa é uma medida de prevenção para evitar que a atuação mais forte dos especuladores desestabilize o mercado. O professor de economia internacional Ricardo Eleutério explica que o cenário vai exigir uma atuação rápida da equipe econômica.

O que você achou desse conteúdo?