Logo O POVO+
Finalistas da Imagine Cup serão anunciados hoje
Economia

Finalistas da Imagine Cup serão anunciados hoje

Participantes apresentaram seus projetos ontem para os jurados em evento no Dragão do Mar. Dois finalistas que concorrerão ao grande prêmio nos EUA serão conhecidos hoje em cerimônia no Cineteatro São Luiz
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

O terceiro dia da Imagine Cup 2017, ontem, no Centro Dragão do Mar de Arte Cultura, foi de muita competitividade. Os 15 projetos da Copa do Mundo da tecnologia foram apresentados à comissão julgadora do campeonato, entre expectativa e ansiedade dos concorrentes.


Os estudantes apresentaram seus trabalhos em formato de Pitch, ferramenta usada para discutir a aplicação tecnológica para os seus prováveis investidores. A organização julgadora é formada por representantes de instituições, da imprensa especializada e da Microsoft, incentivadora e organizadora da competição. Ana Beatriz Pires, gerente de projetos da Softex, acredita que o diferencial entre os competidores está em suas ideias originais. “A maturidade e segurança dos grupos me deixou perplexa, o que, para mim, foi uma felicidade sem igual”, conta.


Para Rogerio Cordeiro, arquiteto nuvem da Miscrosoft, o projeto, além de inventivo, precisa ter uma solução muito útil na atualidade. “Um exemplo que está latente nos dias de hoje é a violência contra as mulheres, então um projeto como o ‘Mete a Colher’, que informa se o marido está agredindo ou não uma mulher é superimportante”, diz.


Tem projetos que envolvem saúde, produtividade, jogos e apelos que geram tendências no mercado nacional e mundial, como aponta Ana Beatriz. “Não há dúvidas que a inovação e criatividade estão crescendo mais e mais no Brasil. Vai ser muito difícil para a Microsoft escolher um”, acrescenta.


Prêmio Mundial

Dois vencedores vão para a competição nos Estados Unidos, com estadia paga em Seattle. Quando estiverem lá, os competidores vão participar do programa de pré-aceleração, realizado com o Instituto Inovation, por quatro meses. O grande vencedor da competição vai ganhar US$ 100 mil e ainda será convocado para receber mentoria exclusiva de Satya Nadella, CEO da Microsoft.

 

O gerente de Programas Acadêmicos e Startups da Microsoft Brasil, Rodrigo Dias, aponta que o salto de qualidade nesta edição foi muito grande, o que rendeu uma oportunidade de já pensar no futuro dos jovens estudantes. “Em quesito de aplicação tecnológica e modelo de negócio, a evolução foi muito maior que os anos anteriores. Todos que estão aqui já são campeões, eles estão prontos para iniciar o negócio deles”, diz.

[FOTO1]

Mete a Colher

Algumas aplicações tecnológicas oferecem serviços sociais relevantes. Um dos aplicativos de grande importância social e atual é o “Mete a Colher”, criado pelas desenvolvedoras Lhais Rodrigues e Mariana Albuquerque, com a designer Carolina Cani, alunas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O projeto conecta mulheres que sofrem em relacionamentos abusivos com outras que podem fornecer algum tipo de ajuda.

 

A interface oferece três opções para mulheres se cadastrarem e colaborarem com apoio emocional, ajuda jurídica e oportunidades de trabalho. O aplicativo será lançado no segundo semestre de 2017, para as plataformas iOs e Android. “Nós podemos fazer acontecer. E a nossa causa é ajudar todas as mulheres”, conta Lhais.

[FOTO2]

Bubudigital

O ‘BubuDigital’, desenvolvido por Júlio Coêlho e Rychard Guedes, alunos do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) é um dos muitos projetos que despertam a curiosidade. A aplicação consiste em monitorar a saúde da criança para indicar se ela está com alguma doença através da chupeta. Os estudantes já venceram uma competição em Harvard, nos Estados Unidos, e voltaram para participar da Imagine Cup. “O nosso produto está muito bem guiado, só precisamos passar pela fase dos testes e ter um investidor”, conta Júlio.
[FOTO3]

Vibeye

Já para os estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC), o desafio foi pensado para ajudar pessoas com deficiências visuais. O aplicativo Vibeye conta com um dispositivo e uma pulseira que emitem informações do trajeto para o usuário, com vibrações e sons. Samuel Lima, estudante e desenvolvedor, aponta que é muito comum presenciar acidentes de deficientes visuais que não desviaram de obstáculos. “Mesmo que o nosso produto não seja o vencedor, ele vai continuar. Acreditamos na ideia e no impacto social, além do nosso mercado”, diz.

 

Saiba mais

A cerimônia de premiação, com a divulgação das equipes vencedoras, acontece hoje, 18, no Cineteatro São Luiz, a partir das 15 horas. Para participar do evento, é preciso inscrever-se no site da organização: http://aka.ms/IC_fortaleza

 

O que você achou desse conteúdo?