O terceiro dia da Imagine Cup 2017, ontem, no Centro Dragão do Mar de Arte Cultura, foi de muita competitividade. Os 15 projetos da Copa do Mundo da tecnologia foram apresentados à comissão julgadora do campeonato, entre expectativa e ansiedade dos concorrentes.
Os estudantes apresentaram seus trabalhos em formato de Pitch, ferramenta usada para discutir a aplicação tecnológica para os seus prováveis investidores. A organização julgadora é formada por representantes de instituições, da imprensa especializada e da Microsoft, incentivadora e organizadora da competição. Ana Beatriz Pires, gerente de projetos da Softex, acredita que o diferencial entre os competidores está em suas ideias originais. “A maturidade e segurança dos grupos me deixou perplexa, o que, para mim, foi uma felicidade sem igual”, conta.
Para Rogerio Cordeiro, arquiteto nuvem da Miscrosoft, o projeto, além de inventivo, precisa ter uma solução muito útil na atualidade. “Um exemplo que está latente nos dias de hoje é a violência contra as mulheres, então um projeto como o ‘Mete a Colher’, que informa se o marido está agredindo ou não uma mulher é superimportante”, diz.
Tem projetos que envolvem saúde, produtividade, jogos e apelos que geram tendências no mercado nacional e mundial, como aponta Ana Beatriz. “Não há dúvidas que a inovação e criatividade estão crescendo mais e mais no Brasil. Vai ser muito difícil para a Microsoft escolher um”, acrescenta.
Prêmio Mundial
Dois vencedores vão para a competição nos Estados Unidos, com estadia paga em Seattle. Quando estiverem lá, os competidores vão participar do programa de pré-aceleração, realizado com o Instituto Inovation, por quatro meses. O grande vencedor da competição vai ganhar US$ 100 mil e ainda será convocado para receber mentoria exclusiva de Satya Nadella, CEO da Microsoft.
O gerente de Programas Acadêmicos e Startups da Microsoft Brasil, Rodrigo Dias, aponta que o salto de qualidade nesta edição foi muito grande, o que rendeu uma oportunidade de já pensar no futuro dos jovens estudantes. “Em quesito de aplicação tecnológica e modelo de negócio, a evolução foi muito maior que os anos anteriores. Todos que estão aqui já são campeões, eles estão prontos para iniciar o negócio deles”, diz.
[FOTO1]Mete a Colher
Algumas aplicações tecnológicas oferecem serviços sociais relevantes. Um dos aplicativos de grande importância social e atual é o “Mete a Colher”, criado pelas desenvolvedoras Lhais Rodrigues e Mariana Albuquerque, com a designer Carolina Cani, alunas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O projeto conecta mulheres que sofrem em relacionamentos abusivos com outras que podem fornecer algum tipo de ajuda.
A interface oferece três opções para mulheres se cadastrarem e colaborarem com apoio emocional, ajuda jurídica e oportunidades de trabalho. O aplicativo será lançado no segundo semestre de 2017, para as plataformas iOs e Android. “Nós podemos fazer acontecer. E a nossa causa é ajudar todas as mulheres”, conta Lhais.
[FOTO2]Bubudigital
O ‘BubuDigital’, desenvolvido por Júlio Coêlho e Rychard Guedes, alunos do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) é um dos muitos projetos que despertam a curiosidade. A aplicação consiste em monitorar a saúde da criança para indicar se ela está com alguma doença através da chupeta. Os estudantes já venceram uma competição em Harvard, nos Estados Unidos, e voltaram para participar da Imagine Cup. “O nosso produto está muito bem guiado, só precisamos passar pela fase dos testes e ter um investidor”, conta Júlio.Vibeye
Já para os estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC), o desafio foi pensado para ajudar pessoas com deficiências visuais. O aplicativo Vibeye conta com um dispositivo e uma pulseira que emitem informações do trajeto para o usuário, com vibrações e sons. Samuel Lima, estudante e desenvolvedor, aponta que é muito comum presenciar acidentes de deficientes visuais que não desviaram de obstáculos. “Mesmo que o nosso produto não seja o vencedor, ele vai continuar. Acreditamos na ideia e no impacto social, além do nosso mercado”, diz.
Saiba mais
A cerimônia de premiação, com a divulgação das equipes vencedoras, acontece hoje, 18, no Cineteatro São Luiz, a partir das 15 horas. Para participar do evento, é preciso inscrever-se no site da organização: http://aka.ms/IC_fortaleza