Logo O POVO+
PPP com Cagece será para Fortaleza e Cariri
Economia

PPP com Cagece será para Fortaleza e Cariri

BNDES lançou edital que permite a Cagece fazer parceria com iniciativa privada para universalizar o saneamento básico no Estado. A Companhia tem preferência por PPP e focará nas regiões metropolitanas de Fortaleza e Cariri
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) publicou edital que abre a possibilidade da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece) contratar parceiro privado para universalizar saneamento básico no Estado. Mas a companhia, caso decida pela parceria, informa que focará em serviços de fornecimento de água e esgotamento sanitário nas regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri.


O certame do BNDES visa a contratar estudos técnicos para estruturar o melhor projeto de participação privada na universalização do saneamento. Além do Ceará, o edital se estende para Acre, Paraíba, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.


As licitações serão realizadas pelo sistema de pregão eletrônico na modalidade de menor preço, no portal de Compras Governamentais do Governo Federal, abertos a consórcios de consultores habilitados no processo de pré-qualificação pelo Banco. A abertura das propostas será feita no dia 24 de abril para o Ceará. O valor máximo para o estudo é de R$ 14,367 milhões.

[QUOTE1]

Como modelagem, os estudos poderão indicar: concessão, subconcessão, parceria público-privada (PPP), dentre outros. O prazo para execução dos projetos é estimado em seis a oito meses. A análise das propostas de modelagem será avaliada em conjunto pelo BNDES e por cada Estado, sendo também apresentada aos municípios abrangidos pelo projeto.


Para cidades que possuem Planos Municipais de Saneamento Básico, o edital determina que a empresa vencedora da licitação deverá realizar análise dos programas, projetos e ações previstos, considerando seus indicadores, prazos e revisões, a fim de verificar sua consistência.


Já os que não possuem ou que estejam em desacordo com as metas definidas pelo projeto, deverão ser apresentados todos os insumos necessários para a elaboração, compatibilização ou revisão dos Planos Municipais de Saneamento Básico.


Não terá privatização

Em nota ao O POVO, a Cagece informa que utilizará o estudo contratado por meio do BNDES para avaliar viabilidade para uma PPP. Acrescenta ainda que, apesar do edital do banco citar “desestatização”, não existe qualquer tipo de negociação em torno da privatização.

 

“Somente com base neste estudo é que a companhia e o Governo do Ceará decidirão se licitam ou não a contratação de um parceiro privado”, diz a empresa, por meio de nota.


Saiba mais


Este é o segundo grupo de estados que terá estudos licitados, por meio do Programa de Parcerias de Investimento (PPI) do Governo Federal. Já foram licitados para Alagoas, Amapá, Maranhão, Pará, Pernambuco e Sergipe e as propostas vencedoras aguardam a homologação. Dos outros seis, cinco ainda analisam a documentação do Banco para a contratação dos estudos e um (Rondônia) licitou os estudos diretamente e contará com o apoio do BNDES.


A RMF compõe: Fortaleza, Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Paraipaba, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu, Trairi e Pindoretama (A Cagece não atua neste município).


A RM do Cariri é composta por: Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Jardim, Missão Velha, Caririaçu, Farias Brito, Nova Olinda e Santana do Cariri.


O consórcio vencedor deve entregar: plano de trabalho; diagnósticos preliminares; levantamento de informações e desenvolvimento de modelos preliminares; decisão do modelo de negócios; do projeto; consulta pública, edital e preparação para licitação; licitação e processo de desestatização;

 

O que você achou desse conteúdo?