Logo O POVO+
Governo definirá percentual de taxa para visitar Jeri
Economia

Governo definirá percentual de taxa para visitar Jeri

Turistas pagarão por dia para visitar Jericoacoara. A arrecadação será revertida em investimentos para o próprio Parque Nacional e para a União, Estado e localidades próximas, como Camocim e Jijoca de Jericoacoara
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Em breve a entrada em Jericoacoara não será mais gratuita. O Governo do Estado receberá nas próximas semanas (a data ainda será definida) o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para discutir valores e divisão de percentuais de uma taxa diária para ficar no Parque Nacional.


O valor da arrecadação seria revertido para manutenção, com serviços de limpeza, saúde e segurança. Mas o dinheiro seria dividido entre União, Estado, Jericoacoara, Jijoca de Jericoacoara e Camocim. A cobrança será para os turistas, preservando o acesso gratuito aos moradores e os que são isentos pela lei. Nos moldes de como é cobrado em Fernando de Noronha (PE).


Durante a reunião ainda discutirão concessão de serviços para Jericoacoara. O edital deve ser lançado ainda neste ano. A princípio no modelo de parceria público-privada. A ideia é que uma empresa privada seja responsável por administrar Jericoacoara, o controle de acessos, arrecadação de ingressos, apoio à visitação, mantenha-a limpa, ordenada, e impeça, por exemplo, carros de transitarem na faixa de areia. Para o Parque, a proposta ainda é cercar os 8.416 hectares, criar áreas de estacionamentos, que serão de administração do Governo do Estado.

[QUOTE1]

A conversa com o ICMBio sobre a concessão também significa que o Estado quer impor suas condições para haver atuação da iniciativa privada. Isso porque depois que o Governo Federal anunciou, em 2014, que a administração das unidades de conservação passaria para cuidados de empresa particular, o Governo partiu para negociar o que ficaria aqui no Estado.


“É importante Jericoacora ter fiscalização. Há carros que não respeitam e trafegam na faixa de areia da praia. Outro dia fui lá e encontrei duas tartarugas mortas na areia. Um absurdo”, diz Arialdo Pinho, secretário do Turismo do Estado.


Bola da vez

Na edição 2017, em São Paulo, da principal feira latino-americano do turismo, o World Travel Market (WTM) Latin America, a procura pelas praias do Ceará pelas agências de viagens do Sudeste foi “grande”, “principalmente por Jericoacoara, que é a bola da vez”, diz Arialdo. O evento terminou na última quarta-feira, 5.

 

O Estado ainda foi destaque na WTM, pois fechou o segundo dia do evento com a Festa Oficial de tema “Descubra o Ceará”. Logo após encerrar a feira no pavilhão de exposições do Expo Center Norte, a festa proporcionou aos presentes um pouco da culinária e música cearenses.


Arialdo disse que além das praias do Estado, o Governo vendeu o turismo religioso do Cariri. Com a participação em feiras e começo de voos para Jericoacoara, a expectativa do secretário do Turismo é a de que haja incremento de 6% no fluxo de turistas no Ceará. O que representa cerca 180 mil pessoas a mais no ano. Em 2016, o Estado recebeu 3,2 milhões de turistas.


Aeroporto

Ainda esperando homologação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Aeroporto de Jericoacoara, localizado no Município de Cruz, deve receber em breve mais uma confirmação de voo da Gol Linhas Aéreas.

 

Segundo o secretário, hoje a empresa se reúne com a agência de viagens CVC para definir voo charter (fretado) para o aeroporto de Jericoacoara. “Ainda vai haver sobrevoo no aeroporto para verificação. Mas estamos aguardando liberação”.


O POVO procurou a Gol, que afirmou que a previsão é iniciar voos em Jeri em maio.

 

Enquete


Vote na enquete do Facebook do O POVO Online:


Você é a favor da cobrança de taxa diária para visitar Jericoacoara? Sim ou não?

https://www.facebook.com/OPOVOOnline/

 

 
O que você achou desse conteúdo?