Logo O POVO+
A experiência de sacar dinheiro da conta inativa
Economia

A experiência de sacar dinheiro da conta inativa

Jornalista do O POVO detalha como conseguiu sacar o dinheiro de suas duas contas inativas do FGTS
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Os saques das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) já ocorrem em todo Brasil desde o dia 10 do mês passado. As regras foram anunciadas pelo Governo Federal em 22 de dezembro de 2016, mas para colocar tudo em prática foram necessários quase três meses de preparação da Caixa Econômica Federal, que é o agente operador do FGTS. Quem nasceu nos meses de janeiro e fevereiro já está com o dinheiro liberado. Eu, nascido em maio, saquei o valor nesta semana, já que as contas ficaram à disposição desde o dia 8 de abril. Não foi tão simples assim, entretanto.


Logo de cara, um problema que depois se descobriria bastante comum para muitas das mais de 30 milhões de pessoas beneficiadas (no Ceará, 533.822 para um valor de pouco mais de R$ 518 milhões): incompatibilidade de dados. Acessando o aplicativo do FGTS, notei que uma das minhas duas contas inativas não constava como dentro das regras para o saque. Indício de caos, pensei. A questão era saber o motivo. Foram então dois dias de dúvidas, ligações para o telefone disponibilizado, que não funcionava, e consultas até o esclarecimento: apesar de constar na minha carteira de trabalho, a data de saída do emprego não constava no sistema. Tal informação é essencial para que o dinheiro seja liberado. E qual a única forma de resolver? Ir pessoalmente até uma agência.


Optei então pela da avenida Desembargador Moreira, onde já tinha conta. Era um sábado e fui preparado para passar algumas horas. Até sanduíche levei. Tinha bastante gente, mas o modelo feito para o atendimento funcionou de forma célere. E vale outro registro: todos os funcionários envolvidos na regularização da documentação e informação estavam bem preparados e, mais do que isso, prestativos. Em 30 minutos meus dados estavam conferidos e atualizados.

[FOTO2]

Se eu não tivesse agido assim, no momento de sacar ou de autorizar o envio do dinheiro direto para a conta da Caixa (o que pode ser feito pelo internet banking ou pelo telefone para quem é correntista do banco) não seria possível, já que o prazo para o sistema reconhecer os dados é de pelo menos dois dias úteis.


Outra informação importante para quem não tem urgência em sacar o dinheiro ou queira resolver pendências é ir até as agências a partir do dia 20 de cada mês. Na primeira semana da abertura do prazo a procura é muito maior e, claro, as filas ficam enormes, mesmo com atendimento exclusivo.


Sem filas

No meu caso, para receber o valor, nada de filas. Autorizei pelo site da minha conta da Caixa. É muito mais cômodo e funciona bem. A partir de então, já investi o dinheiro numa Letra de Crédito Imobiliário (LCI) com taxa de 88% do CDI e prazo de resgate de 12 meses. É apenas uma das dezenas de opções de como aplicar o valor. Mesmo a poupança, quando se olha o rendimento, compensa muito mais do que o absurdo reajuste que o FGTS usa, de apenas TR mais 3%. Outra possibilidade é torrar tudo, mas não recomendo, a não ser que seja para quitar dívidas.

 

O pagamento das contas inativas vai até o dia 31 de julho deste ano e obedece ao calendário de acordo com o mês de aniversário do trabalhador. Só vale para quem pediu demissão ou foi demitido por justa causa até o dia 31 de dezembro de 2015.

 

O que você achou desse conteúdo?