Logo O POVO+
Prefeitura é contra retirada de barracas da Praia do Futuro
Economia

Prefeitura é contra retirada de barracas da Praia do Futuro

TFR5 decide hoje sobre permanência ou não das barracas de praia na PF. MPF pede saída das barracas da orla
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Hoje é o dia em que o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TFR5), com sede em Recife, decide sobre o futuro das 153 barracas da Praia do Futuro. Ontem, mesmo sendo parte ativa no processo que pede a retirada dos estabelecimentos da orla, a Prefeitura de Fortaleza foi à capital pernambucana contra o processo. O secretário Municipal do Turismo, Alexandre Pereira, levou o pleito de cerca de 20 órgãos e entidades pedindo a permanência das barracas na praia.


Em processo que já dura 12 anos, a Prefeitura entrou como parte ativa na gestão da ex-prefeita Luizianne Lins. Alexandre esclarece que como a ação será julgada pela segunda vez a gestão atual, mesmo sendo contra, não pode sair da autoria do processo, que ainda tem Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) e Advocacia Geral da União (AGU).


Para tentar convencer da importância dos estabelecimentos de praia, o secretário conversou ontem, pessoalmente, com o relator do processo, Manoel Erhardt, e com os desembargadores do TFR5.


“Estamos animados com o dia de amanhã (hoje) depois de ter conversado com o relator. Levamos a posição oficial da Prefeitura junto com o procurador Geral do Município (José Leite Jucá). Conversamos também com o desembargador cearense Cid Marconi”, detalha.


As manifestações levadas pelo Executivo Municipal envolvem o trade turístico de Fortaleza, Governo do Estado, Câmara Municipal de Vereadores, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entre outros.


O que dizem

Arialdo Pinho, secretário do Turismo do Estado, diz que Fortaleza é sol e mar e o turista que vem para a Cidade quer, em sua maioria, ir primeiro à praia. “As barracas são o local de lazer do fortalezense. Elas fazem parte da nossa cultura. A nossa expectativa é que a permanência no local seja aprovada”.

 

Para Alexandre, retirar as barracas da orla levaria a um processo de decadência muito grande. “Se fizermos um comparativo com o que aconteceu em Salvador, em que as barracas foram retiradas, vemos que houve favelização. Em Fortaleza mesmo, onde foi feito a retirada de barracas, ali no Serviluz, houve invasão de favelas”.


Ele diz que o Ministério do Turismo só liberou dinheiro para a urbanização do calçadão, “em cima representam para o turismo que as barracas representam para Fortaleza”.


O secretário não descarta o ordenamento e a padronização dos estabelecimentos. “Isso é real. O prefeito (Roberto Cláudio - PDT) reconhece a necessidade de ordenar e gostei muito da mudança de postura do MPF que hoje fala em reordenar e não simplesmente derrubar”.


Alessander Sales, procurador do MPF, autor no processo, frisa que o Ministério não mudou de opinião. “Nunca tivemos a intenção de simplesmente retirar as barracas. Queremos decisão do Tribunal e somos a favor da reurbanização. Se perdermos, vamos recorrer para a retirada. Assim como se eles perderem vão recorrer. Mas nada acontecerá de forma abrupta”.

 

NÚMEROS

 

20

é o número aproximado de entidades contra retirada das barracas

 

O que você achou desse conteúdo?