Logo O POVO+
Planejamento, pesquisa e moderação antes de consumir
Economia

Planejamento, pesquisa e moderação antes de consumir

Com a data próxima, difícil resistir ao consumo de ovos de chocolate, bacalhau e outras delícias do período. Mas é bom ter consciência para evitar cair na armadilha do endividamento
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

 

Apesar dos apelos de consumo do comércio, é preciso cuidado ao sair por aí comprando ovos de chocolates, bacalhau e outros produtos da época. Ainda mais se as condições financeiras não permitirem. Especialistas afirmam que para festejar a Páscoa, ninguém deve se endividar e dão orientações importantes.

[SAIBAMAIS]

Para o coordenador do MBA em Gestão Financeira da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Ricardo Teixeira, as pessoas devem lembrar primeiro que Páscoa é uma data para ser celebrada em família e não com consumismo. Mas, para quem vai comprar, ele aconselha pesquisar muito. “Nem sempre aquela promoção da loja é a mais barata do mercado”, observa. Teixeira também recomenda evitar produtos importados. “A não ser que estejam com preços bem abaixo dos produtos nacionais”. O professor acrescenta que só se deve comprar produtos maiores se puder dividir com todos, só se todos puderem aproveitar.


O mestre em economia Ricardo Coimbra também aconselha pesquisar em vários estabelecimentos e buscar evitar os ovos que têm acessórios (brinquedos ou brindes). “Esses são sempre os mais caros e sempre têm uma elevação de preço maior em função do desenvolvimento de um novo brinquedo”, completa, ressaltando que a principal orientação é pesquisa.


Coimbra também sugere fazer um comparativo dos ovos de marcas com os ovos produzidos artesanalmente ou em pequenas empresas de chocolates ou as chamadas “brigaderias”. Evitar comprometer uma parte significativa do orçamento do mês com compras de períodos comemorativos é outra orientação do professor que defende buscar alternativas como cestas de chocolates. “O valor de várias barrinhas de chocolates sai bem mais em conta e quase sempre a quantidade de chocolate é bem maior”, diz. Como exemplo, acrescenta que com um ovo de 180 gramas (g) de chocolate, pode-se comprar umas sete ou oito barrinhas de 180g.

 

Peso no orçamento

A professora do Departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal do Ceará (UFC), Helena Selma Azevedo, até concorda com essa ideia. Ressalta, porém, que ninguém deve alterar o orçamento para comprar ovos de chocolate.

 

As pessoas que estiverem interessadas, poderão comprar barras e caixas de bombons de chocolate. E se for para agradar as crianças ela aponta outro caminho: “Pode colorir os ovos de galinha, com casca, de várias cores com K-suco, que tem corante comestível, que depois podem ser comidos normalmente”, comenta, acrescentando que tem também receitas na internet como a de ovo marmorizado e as frutas (inteiras ou em pedaços enfiados em palitos) mergulhadas em chocolate derretido.

 

Saiba mais


Faça uma lista do que vai comprar, pesquise, estabeleça um orçamento (valor a ser gasto) e não fuja dele.


Evite se endividar para presentear ovos de Páscoa. Ou seja, parcelar as compra ou entrar no cheque especial não vale a pena.

 

Pense além dos ovos de Páscoa: confira preços dos bombons e chocolates em barra, já que costumam ter maior ou igual quantidade por preços mais acessíveis.


Considere a possibilidade de preparar os próprios chocolates para presentear, reduzindo as despesas.

 

Vá aos estabelecimentos que oferecem os menores preços com tempo e paciência para escolher

 

Caso não se importe em presentear após a Páscoa, espere as liquidações após o domingo porque os preços caem consideravelmente.

 

Leia a lista de ingredientes do que está comprando para verificar a qualidade do produto. No caso de chocolates, o cacau deve ser o primeiro ingrediente, e não o açúcar.

O que você achou desse conteúdo?