Logo O POVO+
Governadores pedem mudanças na reforma da Previdência
Economia

Governadores pedem mudanças na reforma da Previdência

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Governadores do Nordeste também devem solicitar ao presidente Michel Temer mudanças nas regras da reforma da Previdência, em especial temas que contemplam a aposentadoria para trabalhadores rurais e a idade de aposentadoria das mulheres. “Temos (governadores do Nordeste) sérias restrições por conta a aposentadoria rural e a questão da idade, que também atinge as mulheres. Não concordamos com essa proposta. Os estados também não foram convidados a esse debate”, critica o governador Camilo Santana sobre a condução das medidas do Governo Federal sem a consulta às unidades federativas.


Ele afirma que 14% de todas as aposentadorias rurais estão no Nordeste. “Há um problema de aposentadoria e assistência social. O trabalhador rural do Nordeste tem perfil mais de assistência do que da própria aposentadoria”, disse. Camilo também aposta que a reforma não passará no Congresso. “Não acreditamos que essa proposta seja aprovada. Queremos saber até que ponto o Congresso vai fazer a mudança. E os Estados esperam ser chamados”, afirma.


O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, destaca que a atual proposta retira o direito da aposentadoria da população. “A reforma peca por achar que Previdência é um luxo. E o sistema previdenciário tem um benefício assistencial”.


Outro ponto tratado no encontro diz respeito à convalidação dos incentivos fiscais dos Estados, fazendo a transição para um sistema que acelere o crescimento econômico das regiões Norte-Nordeste. “Somos unânimes em defender isso. Entendemos que a política de incentivos foi importante para o Norte e Nordeste. Portanto, qualquer decisão nesse sentido terá de ter alguma compensação, uma política regionalizada para os Estados”, defende Camilo. (Átila Varela)

O que você achou desse conteúdo?