Logo O POVO+
Fraport conversa com Latam e outras sobre hub
Economia

Fraport conversa com Latam e outras sobre hub

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

“Para dar lucros, tenho de ter muitos voos”, disse secamente Stefan Schulte ao admitir que a Fraport tem conversa marcada na semana que vem com a Latam sobre um hub em Fortaleza. A alemã opera o hub da Lufthansa em Frankfurt. “Temos muita experiência nisso, mas é um processo que requer de três a quatro anos para se consolidar”, emendou.


Schulte, na prática, não tem interesse de deixar explícito que a Fraport quer um hub específico da Latam pois isso reduz a margem de negociação entre elas. E O POVO apurou que a Latam faz exigências contratuais que deixariam o Pinto Martins muito mais caro do que foi leiloado. Na época, quando apenas negociava com Infraero e Governo do Ceará, o projeto de um hub específico deles chegava a R$ 4 bilhões. Por isso que o presidente da Fraport admite publicamente que tem de conversar com todas.


A proposta de Roberto Cláudio de mudar o zoneamento no entorno do Pinto Martins cria um ambiente favorável a chegada de um hub e agrada a Fraport pois ela já trabalha o conceito “Frankfurt Airport City”. Uma área que se integra cada vez mais à cidade oferecendo transporte rápido (unindo carro, trem e ônibus), com a disponibilidade de muitos voos - como um hub. A proximidade da Fraport com a Lufthansa mantém Fortaleza no radar da aérea alemã, apesar de Schulte dizer que eles são parceiros “muito duros” na negociação. “O que estiver ainda ao alcance da Prefeitura, e sei que neste ponto também falo pelo Governo, nós vamos fazer e disse isso a eles”, sintetizou RC. (Arlen Medina Néri)

 

O que você achou desse conteúdo?