Logo O POVO+
Fortaleza lança planejamento para o Turismo
Economia

Fortaleza lança planejamento para o Turismo

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

No mesmo dia em que o prefeito Roberto Cláudio apresentou as potencialidades de Fortaleza em Frankfurt, o trade turístico se reuniu na Capital para conhecer o Planejamento Estratégico do Turismo do Município.


As ações envolvem flexibilização da legislação para viabilizar empreendimentos em áreas de interesse turístico. Além de incentivo fiscal, a ser anunciado pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, de IPTU e ISS para empresas que venham ampliar ou instalar atividades para o turismo na Praia de Iracema.


Em maio, a Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor) se mudará para o Estoril com foco na revitalização da área. “A Abrasel (Associação de Bares e Restaurantes) está querendo alugar imóvel lá”, diz Alexandre Pereira, titular da Setfor. Estão no planejamento atividades diárias de cultura ao entardecer no Estoril. Ainda neste semestre, será inaugurado cinema na Ponte dos Ingleses, além do Instituto Cultural de Iracema.


Dentro do plano Fortaleza 2040, haverá internalização da fiação, por meio do Programa de Valorização e Ampliação da Infraestrutura e Atividade Turística de Fortaleza (Provatur) e reforço no sistema de segurança com câmeras integradas com a Polícia Militar, Guarda Municipal e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-CE).


A intenção da Prefeitura é fazer da ponte da Barra do Ceará um ícone, com espaço para os turistas contemplarem o pôr do sol. Todos esses projetos terão verba de R$ 20 milhões até o final da gestão para promoção do destino turístico Fortaleza. Em parceria com o Sebrae, inicia em abril qualificação de quem atua nos Mercados dos Peixes e dos Pinhões, lojistas da Monsenhor Tabosa, etc.


Com a Unifor, a parceria é para qualificar taxistas do aeroporto e da rede hoteleira. Para a Praia do Futuro a ideia é reordenar e padronizar as barracas, para que o acesso ao mar seja livre. Mas isso só acontecerá quando o impasse jurídico para saber se os estabelecimentos podem ficar na faixa de areia for resolvido. (Beatriz Cavalcante)

 

O que você achou desse conteúdo?