Logo O POVO+
Estados do Nordeste querem mais partilha de tributos
Economia

Estados do Nordeste querem mais partilha de tributos

Reunidos em Fortaleza, eles elaboraram documento em que requerem partilha das contribuições sociais
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Os estados do Nordeste pleiteiam a partilha de tributos que são exclusivos da União. Reunidos ontem em Fortaleza, governadores e um vice-governador de sete dos nove estados da Região, assinaram uma carta em que pedem a divisão das contribuições sociais (PIS, Cofins e CSLL) com estados e municípios. Para isso, se comprometem a destinar parte do que for repassado a um fundo de Previdência. A proposta, que consta na chamada Carta de Fortaleza, será entregue ao presidente Michel Temer em data a definir.

[SAIBAMAIS]

“Hoje a União só reparte IPI e Imposto de Renda (IR). As contribuições sociais ela não reparte. Elas foram aumentando em detrimento ao IR e ao IPI. A proposição é o compartilhamento”, destaca Mauro Filho, secretário da Fazenda do Ceará.


De acordo com a Carta de Fortaleza, nos últimos 50 anos, houve uma redução de 40% na participação das unidades federativas no montante total de impostos do Governo Federal. “Hoje 62% dos impostos arrecadados ficam com a União. É um desequilíbrio muito grande que tem ocasionado problemas fiscais”, disse o governador Camilo Santana.


Os governadores do Nordeste também solicitam a liberação de empréstimos “emperrados” pela União. A prerrogativa seria a adequação ao ajuste fiscal das unidades federativas proposto pelo Governo Federal. “Cobramos que sejam liberados os empréstimos que foram autorizados para os Estados no ano passado. É algo sem lógica não liberar os empréstimos para os Estados que têm capacidade de endividamento e com todas as condições de investir”, aponta Camilo Santana.


Ressalta que a dívida das unidades do Nordeste com a União representam apenas 6% do valor global. “Quem mais se beneficiou com empréstimos foram São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Eles detêm mais de 84% da dívida pública. Onde é que os Estados do Nordeste foram beneficiados na renegociação?”, questiona. Entre o valor estimado para o Ceará receber, está a soma R$ 1,3 bilhão do Percentual de Ajuste Fiscal (PAF)


Os Estados também reivindicam o alongamento das dívidas com o BNDES. No Ceará, o valores devidos atingem R$ 600 milhões. A Carta de Fortaleza pede, ainda, a liberação do auxílio bolsa estiagem para os agricultores afetados pela crise hídrica, bem como a suspensão dos pagamentos de dívidas ocasionados pelo período de estiagem. “Pedimos também que não haja contingenciamento das obras hídricas e a celeridade da liberação dos recursos para o enfrentamento do problema da seca”, disse Camilo.

.

O que você achou desse conteúdo?