Logo O POVO+
Entorno terá incentivos; Fraport começa a negociar hub
Economia

Entorno terá incentivos; Fraport começa a negociar hub

Entorno do Aeroporto será classificado como Zona Econômica Diferenciada Urbanística e Social (Zedus)
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Arlen Medina Néri

ENVIADO ESPECIAL A FRANKFURT

arlen@opovodigital.com


Um plano arrojado para agradar os alemães. Em Frankfurt, na primeira visita oficial que fez aos executivos da Companhia Fraport - que arrematou o leilão do Aeroporto Pinto Martins por R$ 1,5 bilhão -, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) disse que enviou à Câmara Municipal um projeto de lei classificando a área do entorno aeroportuário como “Zona Econômica Diferenciada Urbanística e Social (Zedus)”. Ele espera que o projeto seja aprovado até maio. E ouviu de Stefan Schulte, presidente da Fraport, que a companhia terá uma conversa com a Latam já na próxima semana - mas não apenas com ela - sobre a implantação de um Hub no aeroporto de Fortaleza.

[SAIBAMAIS]

Na prática, uma vez aprovado o projeto da Zedus na área aeroportuária, o entorno seria beneficiado com políticas públicas voltadas para garantir o acesso rápido de trânsito e na mudança dos padrões de construção de imóveis. Também haveria incentivos tributários para os que queiram investir na região. O prefeito não falou o quanto de negócios isso pode gerar, nem o valor de uma eventual renúncia fiscal. Mas existe um estudo sendo fechado neste sentido.


A mudança na lei, segundo RC, tem potencial para atrair hotéis, lavanderias, locadoras de veículos e empresas de catering (que fornecem comidas e bebidas para o serviço de bordo das aeronaves). O prefeito apresentou um vídeo sobre a cidade e colocou a administração municipal para trabalhar numa pauta comum. Stefan Schulte, que ouviu compenetrado a proposta, pediu ao prefeito uma estação de bicicletas compartilhadas dentro do terminal. E foi atendido. Mas deixou claro que tudo precisa de tempo para ser analisado.

[FOTO2]

A reunião de ontem foi decidida logo após a vitória da Fraport. A empresa é dona do maior terminal aeroportuário da Alemanha e também opera 10 aeroportos na Europa, Ásia e América do Sul (em Lima, no Peru). Além de Fortaleza, os alemães levaram o de Porto Alegre. Amanhã está prevista uma visita técnica ao terminal de Frankfurt - um gigante que recebe mais de 60 milhões de passageiros por ano, vindos de 250 cidades no mundo e onde a Lufthansa (maior companhia aérea alemã) tem sua principal base.


A Fraport começará a operar plenamente o Pinto Martins a partir de 28 de janeiro de 2018. Antes disso, em 28 de julho ela ficará num tipo de administração compartilhada com a Infraero, que vai se retirando aos poucos do negócio até entregá-lo de vez. Os alemães reafirmaram no encontro que, por sua localização, Fortaleza é estratégica para ampliar a operação da empresa na América Latina.


Na viagem o prefeito levou os secretários Samuel Dias (Governo) e Patrícia Macêdo (Assuntos Internacionais). A comitiva fica na Alemanha até a próxima sexta, 31, quando embarca para Nova Delhi (Índia). RC foi convidado para uma palestra na reunião do Novo Banco de Desenvolvimento - o banco dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

 

Saiba mais


Procurada pelo O POVO, a Latam informou que “mantém contato permanente com as autoridades envolvidas no processo e está sempre atenta às necessidades para iniciar, ampliar ou adequar as suas operações”.


A empresa voltou a afirmar que “o estudo de viabilidade do projeto para a implantação de um hub no Nordeste do Brasil segue no plano de investimentos”.


O hub da Latam é disputado por Fortaleza, Recife e Natal.
A intenção de investimento da empresa foi anunciada no início de 2015, com a escolha da sede prometida para o mesmo ano. Depois de dois adiamentos, a Latam não informa prazo para a decisão.

 
O que você achou desse conteúdo?