Logo O POVO+
Ceará vai buscar investidor para usina
Economia

Ceará vai buscar investidor para usina

Procedimento de Manifestação de Interesse será apresentado na próxima segunda, 13, na sede da Cagece
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

O Governo do Estado vai buscar parceiro para a usina de dessalinização e apresentará, na próxima segunda-feira, 13, edital para elaboração de estudos técnicos e de viabilidade para a instalação do empreendimento. O POVO apurou que o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para a usina será lançado na sede da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). A unidade ficaria localizada na região do Mucuripe.


“Nesse momento, o Estado vai chamar os interessados para elaborar os estudos. Cada um vai mostrar suas qualificações e propostas. Devem elaborar o projeto, analisar a viabilidade e a financiabilidade do empreendimento. É mais um trabalho de consultoria”, explica André Barbosa, diretor geral da Assist Consultores Associados e especialista em parcerias público-privadas (PPPs). Com a abertura dos estudos ainda no primeiro semestre, a licitação ocorreria no final do ano ou no início de 2018.


A expectativa é que o equipamento abasteça Fortaleza. No entanto, um novo empreendimento não é descartado para distribuir água para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp). “A Cagece preparou uma PMI para estabelecer PPP. Não descartaremos uma usina no Pecém, mas a primeira planta seria em Fortaleza. Nos estudos desenvolvidos, pode ser que se proponham duas unidades (Pecém e Fortaleza). Mas a prioridade é Fortaleza”, afirmou Francisco Teixeira, titular da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), em entrevista na semana passada ao O POVO. A usina responderia aproximadamente por 1 m³ por segundo (ou 1.000 litros de água), chegando a vazão de até 2 m³/s.


Procurada, a Cagece informou que a PMI será lançada na semana que vem pelo governador Camilo Santana, mas que a data ainda seria definida.


Concessões

O cronograma de concessões será formatado após a conclusão de estudos. A afirmação é de Maia Júnior, titular da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). “Concluiremos o que foi feito pelo Movimento Brasil Competitivo, em parceria com a (Fiec), do estudo das oportunidades. Tomaremos as providências para montar o cronograma das concessões e outorgas e como elas serão colocadas”, diz.

 

Na última terça-feira, 7, o Governo do Estado criou o Comitê de Assuntos Estratégicos (Cegap) para a estruturação e gestão patrimonial, previdenciária, concessões, e parcerias público-privadas.

 

NÚMEROS

 

1000

litros de água por segundo é a vazão esperada pela usina de dessalinização

 

Saiba mais


Competências

O Comitê de Assuntos Estratégicos para estruturação da gestão de ativos e de passivos previdenciários (Cegap) tem como competências: realizar diagnóstico do atual modelo previdenciário, adequando-o à realidade do Estado; desenvolver estudos sobre a implantação do Regime de Previdência Complementar, criado e sem funcionamento; desenvolver estudos que gerem impacto financeiro positivo no curto, médio e longo prazos; e identificar o melhor modelo de concessão, bem como a prospecção dos melhores parceiros.

Dicionário

Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) - procedimento administrativo consultivo por meio do qual a Administração Pública concede a oportunidade para que a iniciativa privada elabore modelagens para estruturas concessões públicas

Usina de dessalinização - É um empreendimento que tem o objetivo de tirar o sal da água do mar, deixando-a potável para utilização humana.

 

O que você achou desse conteúdo?