Logo O POVO+
Quem tem interesse no Aeroporto de Fortaleza
Economia

Quem tem interesse no Aeroporto de Fortaleza

Pelo menos 12 empresas são esperadas pelo mercado na disputa pelo Aeroporto Pinto Martins
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

O mercado espera que pelo menos 12 empresas participem do leilão de concessão do Aeroporto Internacional Pinto Martins, marcado para 16 de março. O POVO apurou que as brasileiras CCR, Invepar, Grupo Libra, Socicam, a canadense Brookfield Infraestrutura, a francesa Vinci, a alemã Frankurt Airport Services Worldwide (Fraport) e as espanholas Acciona e OHL são aguardadas na disputa. Dentre as construtoras, que entrariam em parceria na concorrência, a aposta está na Queiroz Galvão, Barbosa Mello, Construcap, ambas nacionais.

[SAIBAMAIS]

Apesar de ter sido cotada, a espanhola Ferrovial desistiu de participar do leilão e confirmou não entrar na disputa pelos aeroportos do Brasil. Mas complementou que “o mercado brasileiro é bastante relevante para a companhia” e que estão “estudando outras oportunidades de investimentos”.


A empresa não foi a única a desistir das concessões dos terminais de Fortaleza, Salvador, Florianópolis e Porto Alegre. O Grupo Aeroportuário Pacífico Mexicano (GAP) é menos um na concorrência e especificamente do Aeroporto Pinto Martins - terminal pelo qual tinha mais interesse.


A OHL entrou com pedido de impugnação dos editais da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), alegando atraso na publicação da versão em inglês e apontando problemas de caráter técnico. O pleito ainda não teve resposta.


A indicação mais forte até o momento é da alemã Fraport, que teve participação confirmada pelo embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, em encontro realizado na Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), no dia 26 de janeiro. E apesar de CCR e Invepar já terem confirmado ao O POVO a participação, procuradas novamente ontem, ambas preferiram não se pronunciar. “A Companhia continua estudando as possibilidades”, disse, por meio de nota, o Grupo CCR.


Carlos Grotta, especialista em Transporte Aéreo e Infraestrutura Aeroportuária da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec), diz que o mercado ainda espera por uma recuperação do País. “Se falam em melhorias, mas elas ainda não são vistas. Pelo menos há uma confiança maior. Porém, o risco Brasil ainda pede cautela”, diz, ao justificar a “timidez” das empresas em se pronunciar sobre o leilão.


O POVO procurou as empresas CCR, Invepar, Queiroz Galvão e Acciona, que preferiram não se pronunciar. OHL, por meio da Arteris, informou que não havia tempo hábil para dar retorno. Brookfield, Libra, Barbosa Mello e Construcap não retornaram até o fechamento desta edição.

 

Empresas


Brasileiras

CCR

Invepar

Socicam

 

Canadense

Brookfield Infraestrutura

 

Francesa

Vinci

 

Alemã

Frankurt Airport Services Worldwide (Fraport)

 

Espanholas

Acciona

OHL

 

Construtoras

Queiroz Galvão

Barbosa Mello

Construcap

 

O que você achou desse conteúdo?