Logo O POVO+
Protecionismo pode fazer brasileiro mudar de rota
Economia

Protecionismo pode fazer brasileiro mudar de rota

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

As novas regras para emissão de vistos dos brasileiros veio no bojo da ordem executiva que baniu a entrada de refugiados sírios nos Estados Unidos e vetou o ingresso de cidadãos de sete países. Procurado, o Consulado dos Estados Unidos em Recife informou, por meio de nota, que ainda é muito cedo para constatar mudanças na procura por vistos em função da edição da medida. Também não divulgou dados sobre o número de documentos emitidos nos últimos anos. Mas destacou que “o governo dos Estados Unidos está empenhado em facilitar viagens legítimas de visitantes internacionais e ao mesmo tempo garantir a segurança de suas fronteiras”.


Para o proprietário da Forvistos, empresa especializada em assessoria de vistos consulares, Shogui Andrade, ainda é cedo para dizer se vai aumentar o número de vistos negados, mas a restrição do leque de isenções das entrevistas sinaliza que os EUA já não confiam tanto no Brasil como antigamente. “No cenário internacional, o Brasil já não tem uma avaliação tão boa. Desde o início da crise, a gente observa que o rigor aumentou consideravelmente. Com um país em recessão, aumento do desemprego, é natural que muitas pessoas cogitem sair do País, o que acaba aumentando a possibilidade de recusa”.


Para ele, o aumento da burocracia para renovação do visto pode contribuir para uma mudança de planos, sobretudo, de quem pretender fazer intercâmbio no exterior. “Não é só a questão do dinheiro, é do tempo, da burocracia. Acredito que muitas pessoas que tenham planos de fazer um intercâmbio, com o tempo acabem optando por outros destinos como a Europa e mesmo o Canadá que recentemente anunciou que a partir de maio os brasileiros estarão isentos do visto”.


A diretora operacional da Naja Turismo, Sibere Medina, reforça que independente dos impactos que poderão surgir, a mudança vai fazer com que as pessoas fiquem mais atentas em relação ao vencimento do visto.

 

O que você achou desse conteúdo?