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Carnaval garante lucro para quem investe
Economia

Carnaval garante lucro para quem investe

Empresas apostam em programações temáticas, atraem público e geram retorno financeiro ou de visibilidade
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Apaixonada por Carnaval, a chef Van Régia, do restaurante Culinária da Van, conta que seria impossível não pensar em nada especial para o período momino. “Tivemos cinco Pré-Carnavais, vamos ter festa durante o Carnaval e ainda a ressaca”.

 

Com bandas e um couvert que varia entre R$ 4 a R$ 7, a chef comenta que para o período dobrou o estoque de bebidas já que espera um fluxo maior do que o normal com cerca de 300 pessoas por dia. A divulgação é feita pelas redes sociais e a decoração é feita pelo esposo de Van, Ciro Nepomuceno, que é artista plástico. “Muita gente vem e fica do lado de fora”. Com isso, ela estima um aumento de 50% nos lucros.

[SAIBAMAIS]

O RioMar Fortaleza também foi palco para a folia no período que antecede o Carnaval e vai continuar a festa. Com uma média de 5 mil pessoas por dia, o estacionamento do local recebeu ensaio de blocos e shows. “Resolvemos investir por uma observação do que é feito na cidade, sentimos que o Carnaval em Fortaleza cresceu muito e que o público pede”, comenta Michele Ribeiro, gerente de marketing.


Apesar de não revelar o quanto foi investido na programação nem os lucros para o local, Michele afirma que o fluxo dobra dentro do shopping, “o que é benéfico para os lojistas, principalmente os da praça de alimentação”, conclui.


No domingo, o Serpentina Bar e Cultura recebe o bloco “É só isso mesmo”. De lá, o bloco segue para outro bar, o Alpendre. Felipe Araújo, dono do Serpentina, conta que durante o Pré-Carnaval realizou alguns pequenos eventos para entrar no clima. “Na verdade foi uma brincadeira, um encontro de alguns músicos para ficarmos ligados no Carnaval”. Felipe explica que é comum os empresários aproveitarem a demanda do período e apostarem na programação.


Apesar do bloco no domingo, a cozinha do local não irá funcionar e serão vendidas apenas bebidas. “Como o bloco sai daqui para outro lugar, é uma lógica diferente”. São esperadas cerca de 300 pessoas. Para pagar os custos serão vendidos abadás a R$ 35, mas o bloco é gratuito.


Brilho para a marca

Para comemorar os cinco anos da loja Ahazando, os sócios Gabriela Albuquerque, José Filho e Hadji Aires criaram o Bloco Glitter. Despretensioso no início, o bloco cresceu com a divulgação e saiu em locais como o Dragão do Mar e o Mercado dos Pinhões. “A ideia era fazer na frente da loja. Montamos uma playlist e divulgamos, mas nós não imaginávamos a proporção que iria tomar”, comenta Gabriela.

 

Com o apoio de três patrocinadores, o grupo promoveu sorteios e concursos de melhor fantasia, mas era tudo gratuito. O público que curtiu o bloco durante cinco Pré-Carnavais era formado por pessoas que já conheciam a marca. “Ainda não dá pra mensurar um retorno disso, porém, como foi de boca a boca, muita gente começou a conhecer a marca a partir daí”.


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Alegria dos funcionários

Um clima corporativo agradável também rende lucros para as empresas. Pensando nisso, a empresa cearense EIM Instalações Industriais apostou na descontração e integração da equipe e promoveu ontem o seu 2º Grito de Carnaval. Ao longo do expediente, e com decoração temática, houve a apresentação de banda, churrasco e bailinho de Carnaval. Clientes e parceiros também foram convidados. “A princípio, as pessoas estranharam um pouco, mas, para nossa surpresa, muitas vieram trabalhar no dia com fantasias alugadas ou criadas por elas mesmas”, explica o diretor executivo da empresa, Nivaldo Teixeira.

 

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