Logo O POVO+
Petrobras desmonta usina
Economia

Petrobras desmonta usina

Menos de 50 funcionários atuam na desmontagem da unidade de biodiesel. Encerramento total da unidade está previsto para março
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Átila Varela

atilavarela@opovo.com.br

A Petrobras segue no processo de desativação da usina de biodiesel de Quixadá. Após o anúncio feito no ano passado do encerramento das atividades, poucos funcionários, num total de menos de 50, realizam o desmonte dos equipamentos. A empresa chegou a contar com 300 empregos. O encerramento total da unidade está previsto para março.


Parte dos empregados concursados foram transferidos para unidades da estatal em Montes Claros (MG) e Candeias (BA). Os terceirizados, que somavam 160, entraram no processo de dispensa. “Fui demitido na semana passada. Atuei na Petrobras por nove anos. A situação é complicada, visto que a mão de obra é qualificada”, destaca um ex-funcionário terceirizado da companhia.


A usina já não produz mais um litro de biocombustível. “Alguns funcionários estão limpando tanques e tubulações para deixar a usina mais segura para o desmonte”, destaca Douglas Uchôa, delegado sindical do Sindicato dos Petroleiros dos Estados do Ceará e Piauí (Sindipetro CE/PI).


O fechamento da empresa tem prejudicado a economia de Quixadá, especialmente a do distrito de Juatama. “A maioria dos trabalhadores era de Juatama. Sentimos o impacto que o desemprego ocasionou. O comércio tem sofrido com essa medida”, lamenta o ex-prefeito de Quixadá, Antônio Wellington Xavier.


Ceará negociava

Em novembro, o governador Camilo Santana negociava com a Petrobras uma alternativa para que a usina se mantivesse no Ceará. A ideia era que o empreendimento continuasse em operação no prazo de seis meses até encontrar uma solução definitiva. O Ceará esperava assinar um memorando de entendimento para manter o empreendimento.

 

A Petrobras foi procurada, mas informou que não iria se pronunciar sobre o assunto. A Prefeitura de Quixadá, também acionada, não retornou as ligações. O POVO também tentou, sem sucesso, contato com a Secretária do Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE).


Conforme o engenheiro químico Expedito Parente Júnior, membro da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, uma alternativa para a usina seria a entrega para um investidor do setor privado. “Sabemos da existência de interessados na usina, entre eles empreendedores locais”, destaca. Ele explica que a usina de Quixadá tem capacidade de abastecer a demanda do combustível dos estados do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba no período de um ano.

 

O que você achou desse conteúdo?