Logo O POVO+
Fortaleza. Bebê vai para UTI por erro na medicação
DOM

Fortaleza. Bebê vai para UTI por erro na medicação

Kalleb, de um mês, corre risco de morrer. O menino está internado no Albert Sabin
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Bebê de um mês e meio de vida teve a medicação aplicada na veia quando deveria ser feita por via respiratória, por meio de aparelho de aerossol. O caso aconteceu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro José Walter, em Fortaleza. Segundo a família, Kalleb Levy Rodrigues começou a passar mal após receber a medicação que, no lugar de ser inalada, foi injetada por uma enfermeira. Ele foi transferido em estado grave para a Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Infantil Albert Sabin, no bairro Vila União.


Segundo Célia Rodrigues, 40 anos, tia-avó de Kalleb, o menino tem problemas respiratórios e foi levado pela mãe, Maria Evilene Rodrigues de Lima, 19 anos, até o Hospital Distrital Gonzaga Mota, no José Walter na noite de sexta, 1º.


Na unidade, o aparelho de raio-X apresentava defeito e os profissionais decidiram transferir a criança para a UPA do bairro. Por ter problemas respiratórios graves, conforme diz Célia, o médico decidiu internar a criança. Na manhã de ontem, conforme a tia-avó, ao levar a medicação do menino, uma enfermeira teria trocado o procedimento que deveria ser feito por meio de aerossol e aplicou o remédio na veia.
De acordo Edilene Rodrigues, 35, avó de Kalleb, o menino está entubado na UTI do Alberto Sabin.


A assessoria de imprensa da Secretaria da Saúde do Ceará informou, por meio de nota, que o menino Kalleb Levy foi atendido com quadro de broncoespasmo na UPA do José Walter e apresentou reação adversa grave, “por diversas causas, e que representa risco de morte para o paciente”, informa. Ainda segundo a nota, ele recebeu a medicação indicada para crise asmática numa dosagem maior do que a indicada.

Sindicância será instaurada na UPA para apurar os fatores que levaram a esta situação. Após os resultados, encaminhamentos administrativos serão tomados para minimizar os riscos de situações como esta voltarem a acontecer. O paciente permanecia internado até o fechamento desta matéria. 

O que você achou desse conteúdo?