Logo O POVO+
Quadrinhos. Segredos heroicos revelados
DOM

Quadrinhos. Segredos heroicos revelados

Cultura: Lançados pela editora Leya, livros reúnem arquivos secretos sobre os dramas pessoais, glórias e derrotas dos quase 80 anos de batalhas de Batman e Superman
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]
 

A história de Bruce Wayne foi marcada cedo por uma tragédia. Saindo de uma exibição de A Marca do Zorro, no Cinema Monarch, ele viu os pais serem mortos numa tentativa de assalto. O filho de uma das famílias mais ricas e ilustradas de Gotham City foi a única testemunha do crime que rendeu manchete na Tribuna de Gotham do dia 27 de junho de 19-9. Sim, da data não foi totalmente informada na edição, talvez por um erro de diagramação. Mas é sabido que no dia que o pequeno Bruce ficou órfão o clima era parcialmente nublado, com frio atípico e possibilidade de pancadas de chuva de manhã.
 

O que aconteceu daí em diante muita gente já sabe. Bruce viajou o mundo em busca de crescimento físico e espiritual, em busca de um treinamento que o deixasse mais forte. Em seguida, ele voltaria para vingar a morte dos pais. “Não posso sentar e não fazer nada. Não enquanto Gotham continuar a apodrecer de dentro pra fora”, escreveu ele, num 27 de junho que antecedeu a peregrinação, num diário pessoal agora revelado em Os Arquivos Secretos do Homem-Morcego. As mais de 300 páginas de fotos, documentos, cartas, esquemas e mapas foram reunidas pelo próprio Bruce e deixadas na porta da casa do historiador de quadrinhos Matthew Manning, em 

Connecticut.
 

Wayne decidiu reunir e compartilhar seus arquivos após a aventura conhecida como Crise Final, quando acabou ele mesmo “morto” por Darkseid. A ideia de reunir memórias foi “para que, na eventualidade da minha morte ou desaparecimento, ele sirva como um guia para o meu sucessor”, explica o justiceiro. A escolha de Manning para cuidar desses arquivos não é por acaso, uma vez que ele é autor de vários livros e HQs sobre heróis. Só um especialista no assunto poderia botar a mão sobre um mapa detalhado da Batcaverna, informações sobre equipamentos, agenda de treinos físicos de Bruce, além de fichas completas sobre a Liga da Justiça e inimigos como o Duas Caras, Ra’s Al Ghul e o Crocodilo. 

 

Saiba mais

 

Todo o período em que ficou afastado de Gotham, Bruce Wayne registrou suas impressões em um diário. Além dos textos, ele apresenta no livro fotos de paisagens e personagens que conheceu passando por Paris, Tibet e Alasca.

Uma pequena parte dos equipamentos do Batman são descritos em detalhes através de projetos e esquemas. Batmoto, Batmóvel, Pássaro Vermelho e o cinto de utilidades, por exemplo. A Batcaverna e a Fundação Wayne.

Robin tem um espaço especial nos arquivos secretos. Dick Grayson e Jason Todd, dois jovens que usaram o uniforme do parceiro mais próximo do Homem-Morcego, têm suas histórias descritas em cartas e matérias de jornal. 

 

Serviço


Os Arquivos Secretos do Homem-Morcego
De Matthew Manning
Ed. Leya
312 páginas
Quanto: R$ 119.90

O que você achou desse conteúdo?