Logo O POVO+
Após Krypton. O salvador de Metrópolis
DOM

Após Krypton. O salvador de Metrópolis

Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] A vida de Kal-El não foi menos trágica. Ele ainda era bebê quando foi lançado pelo espaço numa pequena nave criada por seu pai, o cientista Jor-El. Diante da iminente destruição de seu planeta natal, Krypton, a única forma de preservar a vida do filho foi enviá-lo numa viagem até a Terra. Chegando por aqui, ele foi adotado por um casal de fazendeiros que viram, pouco a pouco, o garoto desenvolver poderes especiais como super velocidade, visão de calor e capacidade de voar.

A moral e o respeito pelos humanos herdados dos pais terráqueos eram os elementos que faltava para fazer dele um Super-Homem. Inspiração para tantas pessoas pelo mundo, até um descendente de um dos seus piores inimigos passou a admirar o herói da capa vermelha com brasão em “s”. Querl Dox, mais conhecido como Brainiac 5, é membro da Legião dos Super-Heróis e decidiu escrever Os Arquivos Secretos do Homem de Aço como uma homenagem ao homem que tanto o inspirou.  

“Uma parte de mim acredita estar escrevendo este tomo apenas para compensar os delitos do meu ancestral, talvez o maior inimigo que o Superman já encarou”, confessa Querl numa carta de apresentação escrita no futuro, em 5 de novembro de 3013. No caso, ele se refere ao humanóide Brainiac, que encolheu a cidade kriptoniana de Kandor, último resquício da civilização original de Kal-El. “A história do Superman é grandiosa demais pra ser reduzida a um mito”, continua o autor que reuniu fotos da família, cartas, boletins e recortes de jornais. Em um deles, o Diário de Smallville fala de um clarão misterioso que cruzou o céu do Kansas. Era a nave de Kal-El.  

Incluindo o mapa de Metropolis, detalhes da Fortaleza da Solidão (construída da Antártida) e detalhes sobre amigos e inimigos, Os Arquivos Secretos do Homem de Aço trazem algumas das melhores matérias de Lois Lane sobre seu futuro marido. “À primeira via, o homem deveria parecer ridículo. Ele se veste com um colant digno dos lutadores dos anos 1930, arrematado com um esquema de cores primárias e um “S” gigante no peito”, escreve a repórter do Planeta 

Diário na matéria que trouxe a primeira entrevista do herói.  

Entre os inimigos, dois merecem destaque. O primeiro é Lex Luthor, o milionário que tornou-se a autoproclamada “maior mente criminosa do planeta”. Da capa da biografia inédita (o autor morreu misteriosamente antes do lançamento) a uma ficha da polícia, o mega-empresário careca é descrito de muitas formas. Já o segundo é Apocalypse, o poderoso alienígena que matou Superman numas das batalhas mais épicas da história. Tudo registrado em fotos e reportagens, o episódio vai da tragédia à esperança quando cinco personagens surgiram para assumir o símbolo do maior herói da terra.  

Disputa vencida, o verdadeiro Superman volta a assumir seu posto e a inspirar gerações. “O Homem de Aço há anos faz com que crianças finjam que podem voar. Ele fez adultos devanearem sobre as possibilidades de superforça ou do uso da visão de raios X”, celebra Matthew Manning num posfácio escrito no tempo presente. “Ele vai continuar a viver por muito tempo depois de todos os que atualmente existem nesse planeta, e vai continuar assim por várias gerações que ainda hão de vir”.

 

SUPERMAN O livro dedicado ao Superman traz a primeira foto de Clark Kent com o uniforme costurado por sua mãe. Ele não parecia muito satisfeito com o resultado. Além de herói e jornalista, Kent escreveu romances nos quais aproveitava para avaliar sua experiência como combatente do crime. Os arquivos secretos do Superman trazem a capa de Sob o Sol Amarelo, livro que teve pouca repercussão na época do lançamento. Entre os documentos mais antigos dos arquivos do Homem de Aço está uma transcrição da audiência em que Jor-El fala ao Conselho Kryptoniano sobre a destruição iminente do seu planeta.   

 

Serviço

Os Arquivos Secretos do Homem de Aço De Brainiac 5 (Matthew Manning) Ed. Leya 312 páginas Quanto: R$ 119,90

O que você achou desse conteúdo?